terça-feira, 29 de abril de 2008

Dia da Educação

O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura: a educação. Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, educação é o "processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".
O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.
Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas específicas do saber: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras.
Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.
Nesta semana, no dia 30 de abril, o Instituto das Filhas de São José completa 158 anos de existência, dedicados à educação. O Instituto nasceu da inspiração de Deus e das idéias de Pe. Luís Caburlotto, que desde o início já lembrava às primeiras religiosas a importância da educação: “Educar é arte do coração!”
Hoje vamos rezar por todos os educadores de nossa escola, de nossa cidade e de nosso país. Para que eles continuem sua missão de educar as crianças e os jovens e despertar neles o verdadeiro sentido da cidadania.
E por todos os jovens que, como você, estão se preparando para ocupar seu espaço na sociedade, para que possam aproveitar tudo que a escola pode lhes oferecer.
Não se esqueça: a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Descubra o amor

Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve.
Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite.
Descubra uma fonte e faça banhar-se quem vive no lodo.
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem jamais chorou.
Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar.
Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la.
Pegue a esperança e viva na sua luz.
Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar.
Descubra o amor faça-o conhecer ao mundo.
Mahatma Gandhi

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Seja alegre e otimista

Não perca tempo em olhar para trás, para ver o que já fez.
Olhe para frente e caminhe confiante e alegre, praticando o bem e ajudando a todos.
Dê a mão a cada criatura que se lhe aproxima.
Diga sempre uma palavra de conforto e carinho.
Tenha para todos um sorriso de bondade.
E a verdadeira felicidade passará a construir seu clima permanente de vida.

terça-feira, 22 de abril de 2008

A vaquinha

Um Mestre da sabedoria passeava com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre, e resolveu fazer uma breve visita.
Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar - sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou: "Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?" O senhor, calmamente, respondeu: "Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos, na cidade vizinha, por outros alimentos, e a outra parte, nós produzimos queijo, coalhada para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo."
O Mestre agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns minutos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou: "Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a morro abaixo."
O jovem arregalou os olhos, espantado, e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família. Mas como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.
Aquela cena ficou marcada na memória do jovem por algum tempo. Um dia, ele resolveu voltar naquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los. Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver. Chegando lá, logo foi recebido por um caseiro e perguntou sobre a família que ali morava há uns tempos atrás, e o caseiro respondeu: "Continuam morando aqui."
Espantado, ele entrou correndo na casa e viu que era a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha): "Como o senhor melhorou este sítio e ficou tão bem de vida??"
E o senhor, entusiasmado, respondeu: "Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos que fazer outras coisas para sobreviver e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora!"

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Oração do povo índio

Ó Grande Espírito, cuja voz eu ouço no vento, cujo alento dá vida a todo o mundo.
Escuta-me! Eu necessito de sua força e sabedoria.
Deixa-me andar na beleza e faça com que meu olhar sempre observe o por do sol vermelho e púrpura.
Faça com que minhas mãos sempre respeitem tuas coisas e meus ouvidos estejam afinados para ouvir tua voz.
Torna-me sábio para que eu possa entender as coisas que ensinaste ao meu povo.
Ajuda-me a permanecer calmo e forte diante de tudo que venha em minha direção.
Deixa-me aprender as lições que escondeste em cada folha e em cada rocha.
Ajuda-me para que eu busque pensamentos puros e aja com a intenção de auxiliar os outros.
Deixa-me encontrar compaixão sem que a pena me oprima.
Eu procuro força, não para ser maior que meu irmão, mas para lutar contra meu pior inimigo – eu mesmo.
Faz com que eu esteja sempre pronto para vir diante de ti com mãos limpas e olhos diretos.Para que quando a vida desvanecer-se, como um esmaecido por de sol, meu espírito possa chegar a ti sem nenhuma desonra.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Bambu chinês

Depois de plantar a semente desse incrível arbusto, não se vê nada, absolutamente nada, por 4 anos - exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo. Durante 4 anos, todo o crescimento é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raízes, que se estende vertical e horizontalmente pela terra. Mas então, no 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir 24 metros!
Muitas coisas na vida, pessoal e profissional, são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o "5º ano" chegará e o crescimento e a mudança o deixarão espantado.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

O barbeiro

Um homem foi ao barbeiro e, enquanto tinha seus cabelos cortados, conversava com ele. Falava da vida e de Deus. Daí a pouco, o barbeiro incrédulo não agüentou e falou:
- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!
- Por quê?
- Ora, se Deus existisse não haveria tantos miseráveis, passando fome! Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!
- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?
- Sim, claro!
O freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não agüentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:
- Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!
- Como?
- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!
- Ora, eles estão assim porque querem. Se desejassem mudar, viriam até mim!
- Agora, você entendeu.

Pra começo de conversa...

Olá, pessoal!
Vamos utilizar mais este canal para divulgar nossas reflexões diárias.
São pequenas histórias, textos vindos de diversas fontes, que propomos como forma de pensarmos nossas atitudes, nossa vida.
São as mesmas reflexões que são feitas com nossos alunos no início de cada dia de aulas.
Espero que vocês aproveitem e também coloquem aqui seus comentários.