quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dois amigos e um grão de milho

Dois jovens caminhavam por uma estrada e encontraram um grão de milho. Um deles, olhando para o milho, comentou:
– Tive uma idéia! Com esse grão de milho podemos ficar ricos! Plantaremos o grão, nascerá um pé de milho e colheremos três espigas. Plantaremos as espigas, colheremos um pomar. Plantaremos o pomar, colheremos uma roça e, daí em diante, ganharemos muito dinheiro.
– Excelente! – respondeu o segundo. – Agora precisamos decidir o que faremos com o dinheiro.
– Eu vou comprar um belo carro conversível e uma casa na praia, e você?
– Eu vou comprar uma caminhonete bem potente e um sítio. Só que tem uma coisa: não vou deixar você dirigir a minha caminhonete, você é muito desastrado, barbeiro e vai estragá-la.
– Tudo bem. Você também não vai passear no meu carro e muito menos dirigi-lo. Vou viajar e você não vai comigo.
Após algum tempo de planos, discussões e troca de insultos, uma galinha que ia passando pela estrada viu o grão de milho e não teve dúvida: comeu o grão de milho!!
Os dois amigos olharam um para o outro e, sem dizer uma palavra, continuaram o caminho, cabisbaixos.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Creio em mim mesmo

Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família.
Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos.
Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar.
Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação, a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito.
Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo.
Não caluniarei aqueles de quem não gosto. Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem.
Prestarei o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço consciente e eficaz.
Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de perdão...
(Mahatma Gandhi)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Maria da Libertação

Maria de Nazaré, esposa prematura de José, o carpinteiro, aldeã de uma colônia sempre sob suspeita, camponesa anônima de um vale dos Pirineus, rezadora sobressaltada da Lituânia proibida, indiazinha massacrada de El Quiché, favelada do Rio de Janeiro, negra segregada no Apartheid , harijan da Índia, ciganinha do mundo; operária sem classificação, mãe solteira, monja de clausura; menina, noiva, mãe, viúva, mulher.
Cantora da Graça que se oferece aos humildes, porque somente os pequenos sabem acolhê-la; profetisa da Libertação que só os pobres conquistam, porque só os pobres podem ser livres: queremos crescer como tu, queremos orar contigo, queremos cantar o teu mesmo Magnificat.
Ensina-nos a ler a Bíblia — lendo Deus — como teu coração a sabia ler, mas sem a rotina das sinagogas e apesar da hipocrisia dos fariseus.
Ensina-nos a ler a História — lendo Deus, lendo o homem — como a intuía tua fé, sob a indignação de Israel oprimido, diante da ostentação do Império Romano.
Ensina-nos a ler a Vida — lendo Deus, lendo-nos — como a iam descobrindo teus olhos, tuas mãos, tuas dores, tua esperança.
Dom Pedro Casaldáliga

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Três pedreiros

Uma vez um viajante, percorrendo uma estrada, deparou-se com uma obra em início de construção. Três pedreiros, com suas ferramentas, trabalhavam na fundação do que parecia ser um importante projeto. O viajante aproximou-se, curioso. Perguntou ao primeiro deles o que estava fazendo.
– Estou quebrando pedras, não vê? – respondeu o pedreiro. Expressava no semblante um misto de dor e sofrimento. – Eu estou morrendo de trabalhar, isto aqui é um meio de morte, as minhas costas doem, minhas mãos estão esfoladas eu não suporto mais este trabalho – concluiu.
Ainda não satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a pergunta.
– Estou ganhando a vida – respondeu. – Não posso reclamar, pois foi o emprego que consegui. Estou conformado porque levo o pão de cada dia para minha família.
O viajante queria saber o que seria aquela construção. Perguntou então ao terceiro pedreiro:
– O que está você fazendo?
– Estou construindo uma catedral!! – respondeu ele, com ânimo e disposição.
Três pedreiros, três respostas diferentes para o mesmo trabalho.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Corpus Christi: a festa da Eucaristia

Na festa de Corpus Christi, festa do Corpo de Deus, a Igreja Católica celebra a presença de Cristo na Eucaristia. É uma festa móvel, cuja data é definida a partir da Páscoa. Como a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após os domingos de Pentecostes e da Santíssima Trindade.
A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja sentia a necessidade de realçar a presença real do Cristo todo no pão consagrado. Nas procissões que acontecem nesse dia, o Corpo de Cristo – a hóstia consagrada – deixa a tranqüilidade dos sacrários das igrejas e percorre as ruas e as praças, exaltando publicamente que Cristo está presente no meio de nós através da Eucaristia.
Continuando a tradição iniciada em Portugal, várias cidades brasileiras, como Salto e Itu, enfeitam as ruas por onde a procissão irá passar. São montados tapetes sobre o chão das ruas, com desenhos de inspiração religiosa. Eles são confeccionados com flores, serragem colorida, pó, cascas e grãos de café, bagaço de cana-de-açúcar moído, palha de arroz e outros tipos de grãos e materiais. São verdadeiras obras de arte, feitas para homenagear o Corpo de Cristo, e que duram apenas um dia.
Aproveite esse feriado e comemore a presença de Cristo em sua vida: ajude a enfeitar a rua, participe das cerimônias religiosas; mas principalmente reflita em seu coração e procure agir conforme os ensinamentos dEle.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Maria é a Mãe de Deus e nossa Mãe

Tantos nomes, tantos olhares, tantos pedidos, súplicas, louvores e cânticos caracterizam Nossa Senhora. São mais de 200 títulos. Mãe do Criador, do Salvador, do Libertador. Mãe dos trabalhadores. Mãe das mães. Mãe dos estudantes, dos peregrinos.
Assim é Maria, mãe dos santos e dos pecadores, dos doentes e dos doutores. Maria de Nazaré, de Aparecida, de Lourdes, do Monte Serrat, da Candelária, Senhora do Povo. Assim é Maria, simplesmente Maria, Nossa Senhora, nossa Mãe, nossa guia!
A oração a seguir é muito rezada pelas pessoas que acreditam em Nossa Senhora e se colocam sob sua proteção. Reze você também:

Consagração a Maria

Ó, minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós. E, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Assim seja!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Prossiga...

Por mais que lhe falem da tristeza.... prossiga sorrindo.
Por mais que lhe demonstrem rancor... prossiga perdoando.
Por mais que lhe tragam decepções... prossiga confiando.
Por mais que o ameacem de fracasso... prossiga apostando na vitória.
Por mais que lhe apontem erros... prossiga com os seus acertos.
Por mais que discursem sobre a ingratidão... prossiga ajudando.
Por mais que noticiem a miséria... prossiga crendo na prosperidade.
Por mais que lhe mostrem destruições... prossiga na construção.
Por mais que lhe acenem doenças... prossiga vibrando saúde.
Por mais que exibam ignorância... prossiga exercitando sua inteligência.
Por mais que o assustem com a velhice... prossiga sentindo-se jovem.
Por mais que lhe plantem o mal... prossiga semeando o bem.
Por mais que lhe contem mentiras... prossiga na sua verdade.
Por mais difícil que pareçam essas tarefas, prossiga acreditando na capacidade que Deus lhe deu para cumpri-las!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O morango e o precipício

Um homem caminhava por uma floresta quando ouviu um rugido terrível. Era um leão. Ficou com muito medo e começou a correr. Mas as árvores eram densas, as sombras eram escuras, ele não viu por onde ia e caiu num precipício. Desesperado, agarrou-se a uma raiz que se projetava sobre o espaço vazio. E lá ficou, dependurado no abismo. Foi então que viu, na parede do precipício, uma plantinha verde, um pé de morango. E nele havia um moranguinho, vermelho e gordo. Ele estendeu a sua mão, colheu-o e o comeu. Estava delicioso...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A roupa da vizinha

A esposa olhou do seu vitrô, apontou para o quintal da vizinha e disse ao marido:
– Há dias tenho observado como é encardida a roupa da vizinha. Eu teria vergonha de pendurar no varal uma roupa tão mal lavada. Isso é um desleixo! Na verdade, acho que é preguiça.
O tempo passava e cada vez que ela voltava a observar, as roupas tinham um aspecto pior. Certo dia, uma surpresa! Ao reparar nas roupas da vizinha, ficou abismada. Estavam brancas, limpinhas, as cores vivas.
– Criou vergonha – disse ela. – Perdeu a preguiça e esfregou mais. Ou então trocou a marca do sabão.
– Nada disso – replicou o marido. – Fui eu que lavei.
– Lavou a roupa da vizinha?
– Não, mulher. Lavei o vidro da janela. Era ele que estava encardido.

terça-feira, 13 de maio de 2008

E a Mãe de Deus estava lá...

Maria era uma jovem comum dentro do seu povo. Fiel e temente a Deus, procurava ser útil à sua comunidade e seguir os preceitos da religião judaica. Pela sua pureza e dedicação a Deus, foi a escolhida para ser a mãe de Jesus. E foi uma excelente mãe. Amou o seu filho desde o momento que soube que estava grávida.
Mas Jesus tinha uma missão. E precisou partir de sua casa. Maria respeitou as decisões de seu filho, mas não o esqueceu. Ela continuou presente na vida de seu filho. No primeiro milagre de Jesus, as bodas de Caná, Maria estava lá. Nos principais momentos da vida pública de Jesus, Maria estava lá. Maria estava presente no julgamento, no caminho para cruz e na morte de Jesus. Na Ressurreição, Maria foi testemunha. E quando O Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, Maria também estava presente.
Nos momentos difíceis e alegres da vida de Jesus, Maria estava presente como mãe, amiga, seguidora. Em nossa vida ela também está presente. Mas precisamos estar abertos à sua chegada.
Você acolhe a presença da Mãe de Deus em sua vida?

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Oração pelas mães

Obrigado, ó Deus, pela mãe
que me deste!
Sua presença serena
inspira-me confiança;
seu serviço constante
ensina-me a amar;
sua vivência simples
desperta-me para a fé;
seu olhar profundo inspira-me bondade;
sua ternura leva-me a acolher;
seu semblante tranquilo fala-me
do teu rosto materno, ó Deus!

Neste dia dedicado às mães,
o Universo inteiro canta, Senhor,
as maravilhas que operaste
nesta criatura maravilhosa
e boa: obra-prima de tuas mãos.

Acompanha, Senhor, minha mãe,
nas alegrias e nas lágrinas,
nos trabalhos e nas preocupações.
E quando suas forças diminuírem
e a idade avançar,
que eu redobre a minha ternura
para que a solidão não a possa alcançar

Abençoa, ó Deus, minha mãe!
Abençoa também todas as mães!
Amém!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Atendendo a pedidos

Na nossa escola, às sextas-feiras, a Oração do Dia é preparada pelos alunos. Aproveitando a campanha "Por uma cultura de paz", são previamente escolhidos alguns alunos de cada classe para procurar e escolher textos para a reflexão.
Hoje, atendendo a pedidos, postamos abaixo a mensagem que foi lida no dia 10/04, que mexeu com muita gente...
Bom final de semana a todos.
E um abraço especial para todas as mães, pelo seu dia!!

O menino e a cerca

Era uma vez um menino que tinha um temperamento difícil. Seu pai deu a ele um saco de pregos e disse que, para cada vez que o menino perdesse a calma, ele deveria pregar um prego na cerca. No primeiro dia o menino pregou 17 pregos. Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar seu temperamento, o número de pregos pregados na cerca diminuiu gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil se segurar do que pregar aqueles pregos na cerca.
Finalmente o dia chegou em que o menino não perdeu a calma mesmo. Ele então falou ao pai sobre isso e o pai sugeriu que o menino agora tirasse da cerca um prego por cada dia que ele não perdesse a calma. Os dias passaram e o menino estava finalmente pronto para dizer a seu pai que tinha retirado todos os pregos da cerca.
O pai então o pegou pela mão e foram até a cerca. O pai lhe disse:
- Você fez muito bem, meu filho, mas veja só os buracos que restaram na cerca. A cerca nunca mais será a mesma! Quando você fala algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como estas aqui. Não importa quantas vezes você diga “desculpe”, a ferida ainda está lá. Um ferimento verbal é a mesma coisa que um ferimento físico. Deixa marcas. Por isso devemos nos controlar para não ferir ninguém.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Simplesmente mãe

Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado, é a mãe de coração

Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe

Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito

Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados

Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente.
Mãe, simplesmente mãe.

Neste final de semana, não se preocupe só com presentes. Tenha coragem de olhar bem nos olhos de sua mãe, dar um abraço e dizer: “Eu te amo, mãe!” E se por algum motivo sua mãe não estiver próxima a você, faça uma prece por ela e diga em seu coração o quanto a ama. E não se esqueça de todas as pessoas que estão por perto e que cuidam de você como verdadeiras “mães”.
FELIZ DIAS DAS MÃES!!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Louvamos, porém não adoramos Maria!

Nós louvamos Maria, tão humana quanto nós. Foi a portadora do Deus feito homem. E vale sempre ressaltar: não se adora a nenhuma criatura a não ser a Deus, o criador de tudo.
As coisas criadas por Deus merecem um culto de louvor, de agradecimento. E louvar Maria é o reconhecimento que nós, seres humanos, podemos dar a um outro ser humano. E no caso de Maria, nós a louvamos porque é Mãe de Deus, porque respondeu sim, não em favor próprio, mas em benefício de todas as pessoas. Maria não é “deusa” e, portanto, Maria não salva a ninguém. Mas ela é intercessora, medianeira, advogada nossa junto de Deus, porque dentre todas as criaturas foi a preferida de Deus.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Tudo depende da maneira de falar

Certa vez, um rei sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.
— Que desgraça, senhor! — exclamou o adivinho. — Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade.
— Mas que atrevimento! — gritou o rei, enfurecido. — Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e contou-lhe sobre o sonho. Este, após ouvir o rei com atenção, disse-lhe:
— Senhor, grande felicidade vos está reservada! O sonho significa que irás viver mais que todos os vossos parentes.
A fisionomia do rei iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. Quando este saía do palácio, um dos empregados lhe disse admirado:
— Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo por que ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.
— Lembra-te, meu amigo — respondeu o adivinho —, que tudo depende da maneira como se dizem as coisas...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Mês de Maria

Estamos já nos primeiros dias do mês de Maio, que é chamado “mês das flores”, “mês das mães” e é também o mês dedicado a Maria, mãe de Jesus.
Neste mês iremos refletir a respeito dessa devoção tão grande a Maria, que é venerada com muitos nomes. O verdadeiro motivo do culto a Maria e pelo qual agradecemos, é este: o grandioso e significativo gesto que Maria fez ao responder sim ao projeto de Deus.
Maria, uma jovem como outra qualquer, da cidade de Nazaré, num certo dia, é convidada da parte de Deus para assumir a grande missão de gerar em seu corpo, dar a vida e criar aquele que é o Filho de Deus, Jesus Cristo. E, diante da consulta que lhe foi feita, Maria com toda liberdade responde “sim”. E, a partir do seu sim, toda a história da humanidade mudou. O Salvador veio ao mundo, trouxe esperança e vida nova a todos nós.
Neste mês, queremos celebrar todos os encantos de Maria! E assim, celebrar também nossos encantos, nossos sonhos, nossos talentos, nossa vontade de viver! Celebrar o nosso SIM à vida e suas belezas!
E você? Tem respondido sim aos convites de Deus??