sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Deixe a raiva secar

Ariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia, sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar. Mariana não podia porque ia sair com sua mãe naquela manhã. Júlia, então, pediu à coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio. Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada.
Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:
- Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.
Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir explicações. Mas a mamãe, com muito carinho, ponderou:
- Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu sapatinho novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em seu sapato? Ao chegar à sua casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra do que a vovó falou? Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar. Pois é, minha filha! Com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo.
Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu ir para a sala ver televisão. Logo depois alguém tocou a campainha. Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:
- Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi minha culpa.
- Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou.
E, tomando a sua coleguinha pela mão, levou-a para o quarto para contar a história do sapato novo que havia sujado de barro.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Os 12 pratos

Um príncipe chinês orgulhava-se de sua coleção de porcelana, de rara e antiga procedência, constituída por doze pratos de grande beleza artística e decorativa. Certo dia, o seu zelador, em momento infeliz, deixou que se quebrasse uma das peças.
Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou à morte o dedicado servidor, que fora vítima de uma circunstância fortuita. A notícia tomou conta do Império, e, às vésperas da execução do desafortunado servidor, apresentou-se um sábio bastante idoso, que se comprometeu a devolver a ordem à coleção, se o servo fosse perdoado.
Emocionado, o príncipe reuniu sua corte e aceitou a oferenda do venerando ancião.
Este solicitou que fossem colocados todos os pratos restantes sobre uma toalha de linho, bordada cuidadosamente, e os pedaços da preciosa porcelana fossem espalhados em volta do móvel.
Atendido na sua solicitação, o sábio chegou próximo à mesa e, num gesto inesperado, puxou a toalha com as porcelanas preciosas, atirando-as bruscamente sobre o piso de mármore e arrebentando-as todas.
Ante a ira que tomou conta do soberano e de sua corte, muito sereno, ele disse: - Aí estão, senhor, todos iguais conforme prometi. Agora podeis mandar matar-me. Desde que essas porcelanas valem mais do que as vidas, e considerando-se que sou idoso e já vivi além do que deveria, sacrifico-me em benefício dos que irão morrer no futuro, quando cada uma dessas peças for quebrada. Assim, com a minha existência, pretendo salvar doze vidas, já que elas, diante desses objetos nada valem.
Passado o choque, o príncipe, comovido, libertou o velho e o servo, compreendendo que nada há mais precioso do que a vida em si mesma.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O bem-viver

Cumprimente seus colegas. Isso se chama AMIZADE.
Deseje a cada um o melhor. Isso se chama SINCERIDADE.
Faça a agenda e programe o seu dia. Isso se chama REFLEXÃO.
Agora, com tudo planejado, comece a trabalhar. Isso se chama AÇÃO.
Acredite que tudo isso irá dar certo. Isso se chama FÉ.
Faça tudo com alegria. Isso se chama ENTUSIASMO.
Dê o melhor de si. Isso se chama PERFEIÇÃO.
Ajude aquele que tem mais dificuldade que você. Isso se chama SOLIDARIEDADE.
Compreenda, nem todos estão na mesma sintonia. Isso se chama TOLERÂNCIA.
Receba as dicas com gratidão. Isso se chama HUMILDADE.
Sonhe, mas sonhe muito. Isso se chama OBJETIVO.
Ame e aproveite a vida. Isso se chama AMOR.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Vocação para os ministérios e serviços na comunidade e na sociedade

Já sabemos que a palavra vocação significa “chamado”. Além do chamado à vida sacerdotal, à vida consagrada e à vida em família, Deus chama homens e mulheres, leigos e leigas, para servi-lo dentro da Igreja. Muitos atendem a esse chamado. É por isso que a Igreja continua viva e forte.
Todos os batizados são chamados para os ministérios da comunidade: proclamando a Palavra de Deus, como os catequistas e coordenadores de grupos; ajudando nas celebrações, como ministros e integrantes dos grupos de música litúrgica; dando assistência aos mais necessitados, realizando campanhas de arrecadação ou lutando pelos direitos dos cidadãos.
Essas são algumas de muitas formas de participação do leigo, prestando serviço a Deus e à Igreja.
E você? Já atendeu ao chamado de Deus para sua vida?

Senhor Jesus, permita-nos transmitir sua palavra a todos que não a conhecem. Não nos deixe desanimar em nossas lutas diárias e concede-nos a alegria de uma fé viva e comprometida. Auxilie e sustente a todos os leigos e leigas que assumem a missão evangelizadora.
Amém!

Encerramento das Olimpíadas

As Olimpíadas de Pequim terminaram. Ao longo de 15 dias, foram distribuídas 906 medalhas ao todo, sendo que 81 países conseguiram pelo menos 1 delas. Cerca de 40 recordes mundiais foram quebrados e os homens provaram que ainda podem ser melhores, mais rápidos, mais precisos do que já foram. Milhares de atletas estiveram na China e tentaram ser o melhor. Nem todos conseguiram.
Muito além dos números grandiosos, as Olimpíadas nos trouxeram algumas lições importantes:

Precisamos lutar pelo que queremos. As glórias não vêm de maneira fácil.

Não é possível vencer sempre. As derrotas também são parte da vitória.

Ao longo da história da humanidade, muitas pessoas pensaram sobre isso, refletindo como o homem se relaciona com a vitória e a derrota. Veja alguns desses pensamentos para ajudar nossa reflexão:

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. (Confúcio)

Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade. (Cecília Meireles)

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muita para ser insignificante. (Charles Chaplin)

(texto elaborado para o dia 25/08/08)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Oração pela família

Senhor Deus!
Abençoe os pais na sua sublime missão na família. Que todos eles sejam colaboradores teus, fazendo da sua vida e missão uma doação total. Que eles sejam sensatos, humildes, carinhosos e sábios.
Abençoe todas as mães. Que elas tenham muita força e sabedoria para sempre ser o templo da vida e do amor que vem de ti.
Abençoe todos os filhos e filhas. Que eles aprendam com a sabedoria e a vida dos seus pais. Que sejam humildes, simples, compreensivos.
Que todas as famílias sejam abençoadas, protegidas, iluminadas, fortalecidas.
Nas quedas, dai força;
Na dor, serenidade;
No desespero, esperança;
Na dúvida, fé;
Em todos os momentos, muita sabedoria, amor e paz.
Abençoe nossas famílias, Senhor Deus! Que elas sejam o verdadeiro templo da vida, do respeito, da amizade. Que em todos os lares reine a harmonia e a felicidade.
Que ninguém vá dormir sem dar e receber o perdão.
Que nenhuma família conheça a traição, a desunião, o ódio.
Ilumine todas as nossas famílias!
Amém.

(Hermes José Novakoski)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Espero um grande dia

Espero um dia que o “bom-dia” possa ser expressão de mais vida.
Espero um dia que as diferenças de raças e crenças possam não ser mais problema e que o ser humano possa ser mais eclético.
Espero um dia que a exclusão social possa acabar.
Que todas as mulheres, todos os irmãos, possam ter lugares respeitados.
Espero um dia que o dinheiro não seja adorado e o “ter” deixe de ser um parâmetro.
Espero um dia que o amor vença e que todos os relacionamentos humanos sejam carregados de respeito mútuo.

(Januário Gomes de Souza, Caratinga, MG)

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A importância da família

A família é chamada de “célula-mãe” da sociedade, onde tudo começa. Na verdade, tudo passa pela família. A família participa decisivamente no desenvolvimento da sociedade, pois ela é a primeira escola das virtudes de que as sociedades têm necessidade. É o lugar privilegiado para forjar no coração do homem os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis.
É na família também que se inicia a educação para o valor da vida, de cada vida humana, onde se aprende o valor da liberdade consciente, forma-se a consciência, para o desenvolvimento da solidariedade e do respeito ao próximo.
É também na família que a criança tem sua primeira experiência de Deus, especialmente pelo convívio fraterno com pais e irmãos, vivenciando e sentindo o mandamento do amor, antes mesmo de ser capaz de entendê-lo.
A família é um dom de Deus que precisa ser cultivada como lugar primordial para uma convivência saudável do ser humano.
E você? Está fazendo a sua parte dentro de sua família?
Está colaborando para que ela seja um ambiente de vivência do amor verdadeiro?

Vocação para a vida consagrada

Dentro do mês vocacional, esta semana é reservada para a reflexão sobre a vida consagrada. O religioso é aquela pessoa, homem ou mulher, que se sente chamado por Deus a uma vida de especial consagração a Deus e ao próximo. Para tanto, deixa sua família, renuncia ao casamento e a um emprego ou carreira para poderem viver e se dedicar plenamente a uma comunidade religiosa, juntamente com outras pessoas que também se consagram a Deus. É o caso das irmãs ou freiras e, no caso masculino o religioso pode também ser padre. Em nossa escola, as irmãs Leni, Rosa, Vanda, Vera e Sandra são exemplos de vida consagrada.
A elas e a tantas outras mulheres e homens que dedicam toda a sua vida ao serviço do Senhor, o nosso muito obrigado e as nossas orações, para que Deus as mantenha corajosas e disponíveis nesta missão.

(esta mensagem foi elaborada para o dia 18/08/08)

sábado, 16 de agosto de 2008

Dia dos Avós

Hoje, em nossa escola, vamos homenagear nossos avós, com o início da Semana da Família e o Chá das Vovós e dos Vovôs. Mas eles têm um dia especialmente dedicado a eles.
O Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, que é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
Nas famílias de hoje, o papel dos avós vai muito além dos mimos dados aos netos. Muitas vezes eles dão apoio à educação de seus netos, com sua sabedoria e experiência. Outras vezes, são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso se diz que os avôs são pais duas vezes e que as avós são nossa "segunda mãe".
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles. Se seus avós não estão próximos a você, faça uma oração e peça a Deus que os abençoe, onde quer que estejam.

(Esta mensagem foi elaborada para o dia 15/08/08)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

As caixas de Deus

Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar. Ele disse:
- "Coloque todas as suas tristezas na roxa, e todas as suas alegrias na dourada".
Eu atendi Suas palavras e guardei nas duas caixas tanto minhas alegrias quanto minhas tristezas.
Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a roxa era tão leve quanto antes.
Eu queria descobrir o porquê. Curioso, abri a roxa e vi, na base da caixa, um buraco pelo qual minhas tristezas saíam.
Mostrei o buraco a Deus e pensei alto: "Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar."
Ele sorriu gentilmente para mim: "Meu filho, elas estão aqui comigo".
- "Deus, porque me deu uma das caixas com um buraco?"
- "Meu filho, a dourada é para você guardar suas bênçãos, a roxa é para você deixar suas tristezas irem embora".

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Olhar para cima

Certa vez um jovem marinheiro teve que subir ao mastro durante uma tempestade.
As ondas levantavam o barco para alturas estonteantes e logo em seguida jogavam-no para profundezas abismais.
O jovem marujo começou a sentir vertigem e estava quase caindo quando o capitão gritou:
- "Moço, olhe para cima".
De maneira decidida, o marinheiro desviou seu olhar das ondas ameaçadoras e olhou para cima. Ele conseguiu subir com segurança e executar a sua tarefa.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vocação para a vida em família

Entre os muitos chamados de Deus a seus filhos está o chamado à vida em família. Embora pareça ser mais “simples” que os outros chamados, não é bem assim. A vida em família exige dedicação integral ao cônjuge e aos filhos. Também pode ser uma vida consagrada a Deus, mas depende de cada um assumir em sua família o projeto de Deus para nossas vidas.
A família é um dom de Deus que precisa ser cultivada como lugar primordial para uma convivência saudável do ser humano. É na família, no calor do amor entre os cônjuges e destes com os filhos, que cada pessoa faz a experiência da presença e do amor de Deus na própria vida. A família, pequena Igreja, deve ser o primeiro lugar para a iniciação cristã das crianças. Ela oferece aos filhos um sentido cristão de existência e os acompanha na elaboração de seu projeto de vida, como discípulos missionários.
E você? Já pensou no chamado de Deus para sua vida?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia dos Pais

O Dia dos Pais foi criado nos Estados Unidos em 1909, quando a filha de um veterano da Guerra Civil, ouviu um sermão em homenagem às mães e teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria um dia especial para dedicar ao seu pai, militar, que criou sozinho os seis filhos após a morte da sua esposa. A filha, já adulta, se orgulhava de ver o pai superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém, demonstrando ser um homem destemido e amável. O primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
No Brasil, a Data é comemorada há pouco mais de 50 anos. A idéia de dedicar um dia especial aos pais foi de um publicitário. Originalmente, a homenagem era celebrada em 14 de agosto, que coincidia com o dia de São Joaquim. Hoje, festejada no país no segundo domingo de agosto, a data difere das comemorações americana e européia.
Mais de uma dezena de países comemoram o Dia dos Pais, cada um da sua maneira e tradição. No Reino Unido, a homenagem se dá no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em famílias. Os filhos agradam aos pais com cartões, não com presentes.
Na Argentina, a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes. Em Portugal, a comemoração acontece no dia 19 de março. Já no Canadá, a data é festejada em 17 de junho. A Alemanha não instituiu um Dia dos Pais oficial e comemora a data junto com a ressurreição de Jesus Cristo.
Mais importante que a forma da homenagem é o sentimento de reconhecimento que cada um de nós tem por nosso pai, por tudo que ele fez para que pudéssemos nascer e crescer com saúde, amor e afeto. O Dia dos Pais é um ótimo momento para agradecermos a ele por tudo que ele nos deu.
Muitas vezes não é possível ao nosso pai biológico realizar isso tudo em nossa vida. É aí que surgem avôs, tios, padrastos, irmãos que são verdadeiros pais: cuidam, protegem, educam e orientam. Não se esqueça deles!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

As Olimpíadas

A partir de hoje até o próximo dia 24 de agosto, a cidade de Pequim vai sediar a 29ª edição dos Jogos Olímpicos. Realizados de quatro em quatro anos, os Jogos Olímpicos reúnem atletas de quase todos os países do mundo para disputar as mais variadas modalidades esportivas.
Desde a sua criação, cujos primeiros registros datam de 776 a.C, até os dias atuais, cerca de 100 mil atletas já disputaram o evento que é considerado o ápice para todo e qualquer esportista. Os atletas brasileiros participam do evento desde a edição realizada em Antuérpia, na Bélgica, em 1920, totalizando 20 participações. Em Pequim, estarão sendo disputadas 28 modalidades esportivas.
As diferenças entre as pessoas e os países aparecem apenas nas quadras e arenas esportivas. Um enorme espírito de fraternidade e união entre os atletas aparece a cada etapa da competição.
Que esse espírito também possa estar presente em nosso dia-a-dia. Mesmo competindo, somos iguais como seres humanos.
(Fonte: HowStuffWorks - Como tudo funciona )

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Dai-me alguém, Senhor

Quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessita de comida...
Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água...
Quando tiver frio, dai-me alguém que necessite de calor...
Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo...
Quando minha cruz parecer pesada, dai-me compartilhar a cruz do outro...
Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado...
Quando não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos...
Quando sofrer humilhação, dai-me ocasião para elogiar alguém...
Quando estiver desanimada, dai-me alguém para lhe dar novo ânimo...
Quando sentir necessidade da compreensão dos outros, dai-me alguém que necessite da minha...
Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dai-me alguém que eu tenha de atender...
Quando pensar muito em mim, voltai minha atenção para outra pessoa...
Tornai-me digna, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje...
(Madre Tereza de Calcutá)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Semear

Dona Angélica era professora. Residia em uma pequena cidade e dava aulas numa vila próxima. Não era considerada uma pessoa equilibrada em razão do seu comportamento, que parecia um tanto esquisito.
Os alunos da escola de primeiro grau tinham-na como uma pessoa muito estranha. Eles observavam que a professora, nas suas viagens de ida e volta do lar à escola, fazia gestos e movimentos com as mãos, que não conseguiam entender, e por esse motivo, pensavam que ela era meio fora do juízo. Pela janela do trem, dona Angélica fazia acenos como se estivesse dizendo adeus a alguém invisível aos olhos de todos. As crianças faziam zombarias, criticavam-na, mas ela não sabia, pois os comentários eram feitos às escondidas.
Todos, inclusive os pais e demais professores, achavam que ela era maluca, embora reconhecessem que era uma excelente educadora.
Os anos se passavam e a situação continuava a mesma. Várias gerações receberam, da bondosa e dedicada professora, ensinamentos valiosos e abençoados. Dona Angélica era uma pessoa de boas maneiras, calma e gentil, mas não muito bem compreendida. Certo dia em que viajava para sua querida escola, com diversas crianças no mesmo trem, movimentava, como sempre, as mãos para fora da janela. Os alunos sentados na parte de trás sorriam maliciosamente quando Alberto, seu aluno de dez anos, sentou-se ao seu lado e, com ternura lhe perguntou:
- Professora, porque você insiste em continuar com essas atitudes loucas?
- Que deseja dizer, filho? – interrogou surpresa a bondosa senhora.
- Ora, professora - continuou ele - você fica abanando as mãos para os animais ou... Isso não é loucura?
A mestra amiga compreendeu e sorriu. Sinceramente emocionada, chamou a atenção do aluno, dizendo:
- Veja minha bolsa - e apontou para a intimidade do objeto de couro forrado. – Você vê o que há aí dentro?
- Sim - respondeu Alberto. - Eu vejo que há algo aí, mas o que é isso ?
A professora respondeu calmamente:
- É pólen de flores. São pequenas sementes... Há quase vinte anos eu passo por este caminho, indo e vindo da escola. A estrada, antes, era feia, árida, desagradável. Eu tive a idéia de embelezá-la, semeando flores. Desse modo, de quando em quando, reúno sementes de belas e delicadas flores do campo e as atiro pela janela... Sei que cairão em terra amiga e, acarinhadas pela primavera, se transformarão em plantas que produzirão flores, dando cor e alegria à paisagem. Como você pode perceber, a paisagem já não é mais árida. Há flores de diversos tipos e suave perfume que a brisa se encarrega de espalhar por todos os lados.
(Retirado e adaptado do livro infantil "O Semeador")

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vocações: os ministérios ordenados

Entre as muitas missões que Deus reserva para seus filhos, alguns de nós são chamados a um serviço especial à comunidade: são os padres e os diáconos, que são ordenados pela Igreja para trabalhar especialmente pela Evangelização do povo de Deus.
O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços da Igreja. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
Hoje vamos rezar por todas as pessoas que decidiram seguir o chamado de Deus como ordenados, dentro da Igreja. Para que eles sejam perseverantes em sua escolha e continuem seu trabalho. E também para que outros jovens possam atender ao chamado de Deus para suas vidas e descobrir sua verdadeira vocação.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Agosto: Mês das Vocações

A Igreja Católica escolheu o mês de agosto para refletir sobre as vocações. Vocação é termo de origem latina para o que denominamos “chamado”. Segundo a nossa fé, toda a nossa vida e tudo o que fazemos são uma resposta ao chamado de Deus. Ele não nos chama simplesmente a existir, mas possibilita a cada um exercer uma missão na terra. Nós não saberemos qual é essa missão por meio de milagre, adivinhação ou golpe de sorte, mas temos que descobri-la à medida que fazemos o melhor que está ao nosso alcance. Vocação é, portanto, viver a vida como resposta a Deus, de acordo com o mandamento que Ele nos deixou, o mandamento do amor, e procurando descobrir qual a missão que ele reservou para cada um de nós.
Para este mês, a Igreja escolheu o lema “Família de Deus: todos chamados à vida e à missão” e convoca a todos nós para que reflitamos e celebremos a missão na vida da família, da comunidade e da sociedade.
Junto com o papa Bento XVI, rezemos neste mês “para que a família humana saiba respeitar o plano de Deus sobre o mundo e seja cada vez mais consciente do grande dom de Deus que representa a criação para nós”.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Para pensar

"Sonhar é uma maneira esperançosa de viver. Mas, sonhar com a pessoa que você gostaria de ser é desperdiçar a pessoa que você realmente é."
(autor desconhecido)