sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cada um tem seu valor

Se a nota musical dissesse: “não é uma nota que faz uma música”, não haveria sinfonia.
Se a palavra dissesse: “não é uma palavra que pode fazer uma página”, não haveria livro.
Se o tijolo dissesse: “não é um tijolo que pode montar uma parede”, não haveria casa.
Se a gota de água dissesse: “não é uma gota que pode fazer um rio”, não haveria oceano.
Se o grão de trigo dissesse: “não é um grão de trigo que pode semear um campo”, não haveria colheita.
Se o homem dissesse: “não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade”, jamais haveria justiça, paz, dignidade e felicidade na terra dos homens.

Como a sinfonia precisa de cada nota,
como o livro precisa de cada palavra,
como a casa precisa de cada tijolo,
como o oceano precisa de cada gota de água,
como a colheita precisa de cada grão de trigo,
a humanidade inteira precisa de você, onde estiver.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Você já pensou em ser um voluntário?

Ser um voluntário é doar parte do seu tempo, sua energia e a sua generosidade a uma obra social que visa única e exclusivamente ajudar, colaborar, compartilhar alegrias, aliviar sofrimentos e melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados.
A palavra voluntário vem do latim e está ligado ao verbo querer e à idéia de vontade como “voglia”, “volontá”, “volere”, “volentieri”, palavras que, na língua italiana, tem todas o mesmo significado próximo: vontade, desejo, querer, estar de boa vontade, querer com muito gosto, etc.
Um voluntário é aquele que está disposto a olhar o próximo, importar-se com ele e fazer algo de bom por ele. Motivado por valores de solidariedade, o voluntário doa seu tempo, trabalho, recursos e talento para uma causa de interesse social.
De maneira participante e consciente, o voluntário torna-se um transformador do seu meio e poderá possuir diferentes graus de comprometimento:
• ações esporádicas ou pontuais, que não exigem experiência prévia e são determinadas pela durabilidade dos projetos;
• ações mais permanentes, que requerem voluntários com habilidades para exercer funções específicas.
Os voluntários podem contribuir de diversas maneiras: abordando novas idéias, executando tarefas, exercendo funções de liderança e multiplicando esforços.
Descubra seu talento e torne-se um voluntário! Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença e simboliza um grande passo rumo ao futuro melhor!

“Qual é o lugar do homem? Onde seus irmãos precisarem dele.” (Madre Teresa de Calcutá)

(adaptado do texto encontrado aqui)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Todos somos chamados a sermos missionários

Quando se fala em ser missionário, muitos pensam logo que isso é só para “pessoas especiais”. Pensam também que a missão só pode acontecer em outros países, em lugares muito distantes. Na verdade, o chamado de Jesus a seus discípulos “Ide e ensinai o Evangelho a todas as nações” é direcionado a todos nós, que acreditamos nele e nos dizemos cristãos. E quando ele diz “todas as nações” ele quer dizer todas as pessoas, onde quer que elas estejam. Assim, todos nós somos chamados a sermos missionários, levar a Boa Nova de Jesus a todos os lugares em que estivermos, a todas as pessoas que encontrarmos.
“Ser missionário significa debruçar-se, como o bom samaritano, sobre as adversidades de todos, de forma especial dos mais pobres e necessitados, porque quem ama com o coração de Cristo não busca o seu próprio interesse, mas unicamente a glória do Pai e o bem do próximo. Ser fiel a Cristo é ser fiel ao amor.” (Cardeal Geraldo M. Agnelo)
“Para ser missionário deve-se ter coragem de dividir o tempo com os outros, onde quer que seja, levando a paz e pregando o amor de Deus nas mais diferentes culturas. O missionário é aquele que está disposto a ir onde é preciso alguém que ofereça seus dons e sua vida a serviço dos mais necessitados. O espírito missionário está presente nas pessoas que atuam nas paróquias como catequistas, como agentes vocacionais, em tudo que a comunidade precisa. O missionário alegra a muitos com seu serviço generoso e faz o Reino de amor acontecer.” (Valdenir L. Alves, jovem missionário em Palotina/PR)
E você? Já pensou no que você pode fazer para ser um missionário no lugar em que vive??

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Declaração Universal dos Direitos da Criança (2)

Conheça mais 2 princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, que devem ser respeitados por todos os países, para que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna.

PRINCÍPIO 3º : Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.

PRINCÍPIO 4º : As crianças têm direito a crescer com saúde. Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis.

Vamos rezar hoje por todas as crianças que ainda são gestadas e nascem sem cuidados mínimos de saúde ou que não tem sua nacionalidade reconhecida.

(veja o texto completo aqui)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Filhas de São José: missões nas Filipinas e no Quênia

Pouco antes de sua ascensão, Jesus determinou aos seus discípulos que deveriam levar o Evangelho, a Boa Notícia, a todas as pessoas, em todos os lugares. “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28, 19-20)
Motivados por esse chamado de Jesus, muitas pessoas saem de sua terra natal e vão levar o Evangelho a outras nações, especialmente as mais pobres e necessitadas. Com a ajuda humanitária de seus países de origem, esses missionários procuram minimizar o sofrimento de muita gente, mostrando que o anúncio do Evangelho não pode ficar nas palavras bonitas, mas deve se expressar em atitudes concretas de amor ao próximo.
É o que acontece com as irmãs Filhas de São José. Desde 1992, nas Filipinas, e desde 2002, no Quênia, as irmãs trabalham para que as pessoas das comunidades atendidas possam ter uma vida mais digna. Nesses lugares, construíram escolas, capelas, ambulatórios, entre outras instalações. Dedicam-se à educação e à catequese das crianças e jovens, além de orientar e ajudar a população local a enfrentar a situação de extrema pobreza em que vivem. E o mais importante: no dia-a-dia da convivência com as pessoas, vão evangelizando, mostrando pelo exemplo que é possível uma vida em que o amor ao próximo esteja acima de tudo.

(conheça o trabalho das Filhas de São José no Brasil e no mundo)

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Construindo pontes

Certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. Durante anos percorreram uma estreita e comprida estrada que corria ao longo do rio para, ao final de cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutar um da companhia do outro. Apesar do cansaço, faziam-no com prazer, pois se amavam. Mas agora tudo havia mudado. O que começara com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem a sua porta. Ao abri-la, notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro em sua mão.
- Estou procurando por trabalho - disse ele. - Talvez você tenha um pequeno serviço aqui e ali. Posso ajudá-lo?
- Sim! - disse o fazendeiro. - Eu tenho um trabalho para você. Veja aquela fazenda além do riacho. É de meu vizinho, na realidade, meu irmão mais novo. Brigamos muito e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do celeiro? Quero que você construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não precise mais vê-lo.
- Acho que entendo a situação - disse o carpinteiro. - Mostre-me onde estão os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito.
Como precisava ir à cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu. O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia, medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo em que o fazendeiro retornava.
Porém, os olhos do fazendeiro não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro. Era realmente um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido, e disse ao carpinteiro:
- Você é muito insolente em construir esta ponte após tudo que lhe contei.
No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao erguer seus olhos para a ponte mais uma vez, viu seu irmão aproximando-se na outra margem. Cada um dos irmãos permaneceu imóvel de seu lado do rio, quando, num só impulso, correram um na direção do outro, abraçando-se e chorando no meio da ponte. Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo.
- Espere! - disse o irmão mais velho. - Fique conosco mais alguns dias. Tenho muitos outros projetos para você.
E o carpinteiro respondeu:
- Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vida para todos os povos! (Oração Missionária 2008)

Hoje vamos rezar por todos aqueles que se dedicam a levar o Evangelho às outras pessoas, estejam elas perto ou muito longe: os missionários. E lembre-se: você também pode ser um missionário no lugar em que vive. Pense nisso!

Senhor nosso Deus,
Enviastes ao mundo Vosso Filho, como luz para todos os povos.
Nós Vos bendizemos pelos missionários e missionárias que proclamam o Evangelho da Vida.
Derramai sobre eles Vosso Espírito de amor, para que permaneçam fiéis no ardor missionário, até que em todas as nações se consolide “um novo céu e uma nova terra."
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Declaração Universal dos Direitos da Criança (1)

Em 20 de novembro de 1959, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, com a intenção de garantir à criança uma infância feliz. Essa Declaração tem 10 princípios que devem ser respeitados por todos os países, para que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna. Vamos conhecer cada um desses princípios a partir de hoje:

PRINCÍPIO 1º : Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!

PRINCÍPIO 2º : Toda criança tem direito a proteção especial, e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.

Nossa oração de hoje é por todas as crianças que ainda são discriminadas por qualquer motivo e não têm oportunidade de se desenvolver plenamente.

(veja o texto completo da Declaração aqui)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A vida é para ser vivida

Não passe seus dias como se carregasse uma pesada carga.
Com a mente fixa em aspectos de tristeza, você tem que apenas "suportar" ou "agüentar". Mas a vida não é para ser "suportada" ou "agüentada". Ela tem que ser "vivida". Louvada em seu conteúdo belo e atraente.
Procure viver integrando alegria e responsabilidade. Otimismo e tranqüilidade. Dê atenção ao lado bom de tudo. Note a beleza ao seu redor. Perceba como os outros precisam de você. Sinta-se útil.
A vida responde de acordo com o que você lhe dá.

(retirado do livro “Gotas de esperança”)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vida para todos os povos!

Ontem celebramos o Dia Mundial das Missões com orações, iniciativas e coletas em favor do trabalho de evangelização no mundo. É uma oportunidade para mostrarmos nosso interesse e compromisso com as Missões aqui e além-fronteiras.
No Brasil, o tema da Campanha Missionária 2008 é “Vida para todos os Povos!” em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade, “Escolhe, pois, a Vida” (Dt 30, 19). O apelo proposto requer respostas urgentes uma vez que os problemas que ameaçam a vida da humanidade são tantos! Os povos espalhados pelo mundo esperam da comunidade missionária pelo menos algumas soluções para garantir condições melhores em suas vidas tão fragilizadas, nas mais diversas manifestações e estágios.
Faz parte da natureza do cristão possuir um coração universal, inflamado de solidariedade e caridade, marca do discípulo missionário de Jesus Cristo que deu sua vida pela humanidade. Nesse sentido, as preocupações dos outros deveriam ser também as nossas. Ao lançar um olhar para a vida de todos os povos, a Campanha Missionária 2008 quer recuperar a natureza da vocação cristã. Encontramos uma maneira de aprofundar a nossa reflexão e avançar. Pensar no essencial da vida cristã nos leva a pensar também na sobrevivência da própria Igreja: discípula missionária de Jesus. Uma comunidade que se fecha sobre si mesma está destinada a morrer. Nossa capacidade de compartilhar nossos dons espirituais, humanos e materiais com outras Igrejas confirmará a autenticidade de nossa nova abertura missionária.
Fica claro que a sobrevivência da nossa Igreja depende da sua ação missionária, indo além de suas próprias fronteiras, sejam geográficas, culturais ou pessoais. Somente quando a Igreja peregrina no mundo viver seu mandato missionário revelará a sua verdadeira natureza.

(adaptado de texto de Jaime Carlos Patias, imc, diretor da revista Missões, disponível aqui)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Uma questão de jeito

Um homem gostava muito se seu cachorro. Fazia tudo que podia para cuidar dele. Um dia, ouviu dizer que faria muito bem ao seu cachorro dar-lhe óleo de fígado. Assim, começou dar grandes doses do remédio a seu cão, na tentativa de fazê-lo sentir-se bem.
Como lhe haviam ensinado, ele segurava a cabeça do cachorro entre seus joelhos, abria à força as mandíbulas do animal e despejava-lhe o remédio goela abaixo. O cachorro sempre reclamava.
O dono deu o remédio ao cachorro dessa forma durante muito tempo. E o cão sempre reclamava. Era natural, o remédio devia ser horrível.
Até que, um dia, o cachorro se soltou e o óleo derramou-se pelo chão. Para grande surpresa do dono, o cachorro virou-se e lambeu a colher. Foi aí que o homem descobriu que o cachorro gostava do óleo, mas detestava a maneira que o dono o fazia tomar.

(autor desconhecido)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ninguém

Ninguém é tão forte que nunca tenha chorado;
Ninguém é tão fraco que nunca tenha vencido;
Ninguém é tão auto-suficiente para nunca ser ajudado;
Ninguém é tão inválido que nunca tenha contribuído;
Ninguém é tão sábio que nunca tenha errado;
Ninguém é tão corajoso que nunca tenha sentido medo;
Ninguém é tão medroso que nunca tenha sido corajoso;
Ninguém é tão alguém que nunca precise de alguém.

(autor desconhecido)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Educador

Querido Mestre,

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
E manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram.
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por tudo isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(Autor desconhecido)

Uma coisa comovente quando se trata de plantar árvores é que quem planta não vê o resultado. Só vê na esperança. Plantar árvores à cuja sombra nunca nos assentaremos. Aí a gente se alegra pensando que outros se assentarão à sua sombra e serão gratos ao desconhecido que as plantou.
(Rubem Alves)

Professor, obrigado por tudo!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Para lembrar das crianças

A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960, quando uma fábrica de brinquedos fez uma promoção conjunta com uma empresa de produtos de saúde e higiene, lançando a “Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. A idéia foi um sucesso e até hoje essa é uma data importante para o comércio de todo o país, pela tradição que se formou de presentear as crianças nessa data, principalmente com brinquedos.
Mas o dia 12 de outubro é importante também para lembrarmos de que todas as crianças precisam de atenção, carinho e proteção. Toda criança tem direitos garantidos por lei. Em 20 de novembro de 1959, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, com a intenção de garantir à criança uma infância feliz. De hoje até o dia 20 de novembro vamos relembrar dessa Declaração e refletir sobre a vida das crianças em nosso país.
Nossa oração de hoje é por todas as crianças de nosso país. Que além de presentes, elas também tenham amor e carinho das pessoas à sua volta.

(adaptado de texto de Mônica Flugel Hill, psicóloga e assessora da Pastoral da Criança – CNBB, disponível aqui )

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nossa Senhora Aparecida

Ontem, dia 12 de outubro, comemoramos o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Você sabe por que ela ganhou esse nome?
Foi nesse mesmo dia, em 1717, que os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso encontraram a imagem. Eles pescavam no rio Paraíba, ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia. Até que a rede lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo no rio, pescaram desta vez a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os 15 anos seguintes, a imagem permaneceu com a família de um dos pescadores e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. Com o passar do tempo a imagem foi sendo chamada pelo povo de Senhora da Conceição Aparecida e depois, simplesmente, Aparecida, que deu origem à cidade de mesmo nome.Foi necessária a construção de uma capela, depois de uma igreja e, mais recentemente, de uma grande basílica que recebe um grande número de fiéis todos os anos, que vão a Aparecida para pedir e agradecer a Nossa Senhora.
É bom lembrar que nós louvamos, porém não adoramos Maria. Nós a louvamos porque é Mãe de Deus, porque respondeu sim, não em favor próprio, mas em benefício de todas as pessoas. Maria não é “deusa” e, portanto, Maria não salva a ninguém. Mas ela é intercessora, medianeira, advogada nossa junto de Deus.
“Consagrar-se a Maria significa deixar-se ajudar pelo seu exemplo e pela sua intercessão, para encontrar o verdadeiro sentido da vida cristã determinado pelo batismo. Como poderíamos viver o nosso batismo sem contemplar Maria, a bendita entre todas as mulheres, que tão bem recebe o dom de Deus?” (Papa João Paulo II).

(adaptado de textos disponíveis aqui)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Gincana: momento de convivência e alegria

Hoje o dia em nossa Escola será agitado pelas atividades da Gincana. Muitos de nós estão há vários dias envolvidos com o cumprimento das tarefas determinadas pela organização. Em meio a essa agitação, é bom lembrar os objetivos principais da Gincana: confraternização, descontração, alegria. Portanto, a competitividade não pode tomar o espaço da amizade. Para refletirmos sobre isso, uma história sobre a amizade:

Lenda árabe

Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem, discutiram. Um deles acabou agredindo o outro que, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia:
“HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.”
Seguiram adiante e chegaram a um oásis, onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um estilete e escreveu numa pedra:
“HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.”
Intrigado, o amigo perguntou:
- Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreveu na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
- Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. Porém, quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra do coração onde vento nenhum do mundo poderá apagar!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Uma visita especial

Hoje chega à nossa escola uma visita muito especial. A superiora geral das irmãs Filhas de São José, Madre Francesca Lorenzet, está visitando as comunidades do Instituto das Filhas de São José no Brasil e acompanhará as atividades de nossa escola nos próximos dois dias.
A Madre Francesca é uma religiosa italiana, uma “irmã” como as irmãs que moram e trabalham aqui na Escola Sagrada Família. Há mais de 10 anos, Madre Francesca foi escolhida para ser a Superiora Geral das Filhas de São José. Ela tem a função de dirigir o Instituto, cuidando para que o sonho, as idéias e o modo de educar de Padre Luís Caburlotto se mantenham vivos e presentes nas diversas obras que as irmãs construíram na Itália, no Brasil, nas Filipinas e no Quênia. Madre Francesca é a autoridade máxima para as irmãs dentro do Instituto, mas ela tem especialmente o papel de animadora, de motivadora. Sua presença entre nós é a presença do próprio padre Luís, lembrando às irmãs e aos educadores o objetivo desta obra: “Educar é arte do coração”.
Nossa oração de hoje é pela Madre Francesca e por todas as irmãs Filhas de São José. Que Deus continue abençoando-as e encorajando-as a continuar, com amor e alegria, o trabalho de educadoras das crianças e dos jovens.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dia do Nascituro

Encerrando a Semana Nacional da Vida, hoje é comemorado o Dia do Nascituro. Mas quem é o nascituro? É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a mãe lhe dê à luz. Ele possui o direito de ser respeitado na sua integridade, pois já possui dignidade como qualquer pessoa. Enquanto está no ventre materno, é um ser indefeso, frágil. E exatamente por isso merece ainda maior cuidado de nossa parte.
Deus é a fonte da Vida. Enquanto estamos neste mundo somos chamados a ser promotores da vida e seus guardiões. Não podemos desprezá-la desde o momento de sua concepção até a morte natural. A vida humana é valor inviolável.
Ela nos é dada como dom da infinita bondade de Deus. Assim, não somos proprietários de nossa existência. Ela brota de Deus, se nutre Dele e tende para Ele. Desde o momento da concepção no útero materno, até a morte natural de um ser humano, devemos promover sua dignidade e defender o valor sagrado da vida. Não tem etapa mais importante que a outra. Todos os momentos são preciosos. É sempre a mesma pessoa que está ali.
E é sempre bom lembrar: quem defende a vida, promove o projeto de Deus.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Parabéns aos eleitos!!

No último domingo, os brasileiros foram às urnas para escolher os prefeitos e vereadores de todas as cidades do país. Hoje já conhecemos aqueles que vão ocupar os cargos pelos próximos 4 anos, a partir de 1º de janeiro de 2009. A todos os eleitos, nossos parabéns e o reconhecimento de que foram os escolhidos pela maior parte da população.
Mas, encerrada a eleição e as apurações, começa o trabalho de verdade: administrar a cidade, no caso dos prefeitos e vice-prefeitos, e criar as leis e fiscalizar a administração municipal, no caso dos vereadores. A partir de agora é que poderemos comprovar se o que foi prometido pelos candidatos era só “conversa mole” ou compromissos verdadeiros.
E nós, como cidadãos, também temos muito trabalho pela frente. Não basta simplesmente escolher um candidato e votar nele. Temos que fiscalizar seu trabalho, acompanhar suas ações. Como ocupante de um cargo público, seu maior objetivo deve ser servir ao povo, procurando fazer o que é melhor para a população da cidade. Mas é preciso fiscalizar e cobrar. Esse é o papel do cidadão consciente!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Missões: serviço ao povo de Deus

O mês de outubro, na Igreja Católica, é dedicado às Missões. Todos nós somos missionários no mundo para proclamar a Boa Nova a todas as pessoas, para que todos vivamos como uma família de Deus: “Ide, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu vos mandei” (Mt 28, 19-20). Mas o que realmente significa ser “missionário”?
A palavra “missão” vem do latim “mittere” que significa “enviar”. “Missus (“missa”) significa “enviado”. “Ite, missa est!”, “Ide, vós sois enviados!”, diz o sacerdote quando a Eucaristia é celebrada em latim. Saímos de cada missa como enviados de Deus para viver e proclamar aquilo que ouvimos e meditamos durante a celebração. A missão não é, então, um privilégio, mas é um encargo, uma incumbência. A missão é a própria razão de ser de cada cristão.
O missionário é aquele que está disposto a sair, abrir veredas novas no deserto dos corações; ou mesmo aquele que se dispõe a ficar, convertendo-se em presença viva e atuante em cada dor humana e em cada porão de sofrimento. É aquele cuja voz e ação entusiasma e congrega ao seu redor multidões; ou mesmo aquele que se faz o companheiro mudo de cada solidão, refúgio e bálsamo para o abandono de quem costumeiramente parece estar sempre à margem.
Como missionário de Deus, como você contribui para a evangelização na comunidade à qual pertence?

(adaptado de textos de padre Vitus Gustama, SVD, e Jerônimo Lauricio, seminarista; veja os textos completos aqui e aqui)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Eleições: momento de decisão

No próximo domingo, dia 05 de outubro, eleitores de todo o país irão às urnas para escolher as pessoas que ocuparão os cargos de prefeito e vereadores dos municípios brasileiros pelos próximos quatro anos.
As eleições são muito importantes, pois definem quem administrará o município, fará as leis e representará os cidadãos nos próximos quatro anos. Uma boa escolha pode resultar em uma administração honesta e competente, boas leis e desenvolvimento. Uma má escolha pode levar à decadência do município, à corrupção, a leis e serviços ruins.
Prefeitos e vereadores são eleitos pelo povo, por voto direto e secreto, para cumprir mandatos de quatro anos. O prefeito é eleito pelo sistema majoritário (vence quem tiver mais votos). Pode haver segundo turno para prefeito nos municípios com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato tiver mais da metade dos votos válidos. Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, ou seja, as vagas da câmara são preenchidas proporcionalmente ao número de votos obtidos pelos partidos ou coligações. Essas vagas são ocupadas pelos candidatos mais votados dos partidos ou coligações.
Muita gente não acredita nos políticos e por isso vota quase por obrigação. Mas é preciso estar atento, porque sem a fiscalização e a participação do povo o caminho fica livre para os maus políticos. O desinteresse da população é o que mais facilita a corrupção. É preciso votar com consciência, sabendo exatamente quem você está ajudando a eleger para depois cobrar dos eleitos as promessas de campanha. Participe e ajude os bons representantes a trabalhar pela cidade.
Avalie o caráter do candidato, seu passado, a qualidade de suas propostas, sua competência e seu compromisso com a comunidade. Prefeitos e vereadores devem ser bons administradores e bons representantes, devem ouvir o povo e saber que decisões tomar para melhorar a vida de todos. Avalie se o candidato tem compromisso com o povo ou apenas com ele mesmo. Veja se as propostas são viáveis e úteis para a população e se ele é realmente um candidato sério e honesto. Se houver alguma suspeita ou denúncia contra o candidato, procure se informar e ouça o que ele tem a dizer em sua defesa antes de decidir o seu voto.
Informe-se, pense bem antes de votar e vote com consciência. Além disso, você pode conversar com parentes e amigos para trocar opiniões sobre propostas, partidos e candidatos. Assim, você participa mais ativamente da democracia e obtém mais informações. O cidadão consciente e bem-informado é um eleitor mais seguro e pode influenciar positivamente as pessoas à sua volta.
Se você ainda não é obrigado a votar, converse com seus familiares sobre esse assunto. Não é porque você ainda é jovem para votar que vai deixar uma coisa tão importante de lado, não é? Ou vai?
O voto consciente é o primeiro passo para a construção de um país democrático que garanta o direito de todos ao desenvolvimento e à justiça social.

(adaptado do Guia do Eleitor Cidadão – Eleições 2008, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Senado Federal ; acesse o texto completo aqui)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Oração pela Vida

Nós vos louvamos, Senhor, Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criastes por amor. Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fim. Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e o amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém.
(Dom Orlando Brandes, bispo católico, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - CNBB)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Semana da Vida

A Igreja católica promove, a partir de hoje, a Semana Nacional da Vida, cujo tema é “A Inviolabilidade do Direito à Vida”. O objetivo da Semana é celebrar anualmente o dia do Nascituro, no dia 08 de outubro, com a Semana de Defesa e Promoção da Vida, por meio de mobilização nas paróquias e dioceses de todo o país. Nascituro é o ser humano que está em gestação, que ainda não nasceu.
A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse dom precioso que recebemos de Deus. De modo especial, salientamos o valor sagrado da vida humana em todas as suas dimensões. Diante de tantos ataques que a vida vem sofrendo em nossos dias, é nossa missão reafirmar sua importância inestimável e inegociável. A vida é o fundamento sobre o qual se apóiam todos os demais valores.

E você? O que tem feito a favor da vida?

(adaptado de texto produzido pela CNBB; veja o texto completo aqui)