sexta-feira, 30 de abril de 2010

ISFJ - 160 anos: Assistência Social São José

A Assistência Social São José (ASSJ) atende às famílias carentes da região de Ribeirão Pires/SP desde 1976 e está ligada à Escola Nerina Adelfa Ugliengo (ENAU). Além de atendimentos emergenciais para auxiliar as pessoas em situação de pobreza, a ASSJ realiza um trabalho semanal no qual oferece formação humana, resgate da auto-estima e promoção humana para mulheres em situações mais vulneráveis e que exigem um acompanhamento mais sistemático, durante o período de um ano. Um dos projetos de destaque é o Projeto Mão na Massa, que ensina culinária e possibilita geração de renda. Além das mulheres, seus filhos também são atendidos e participam de atividades organizadas pelo Serviço de Pastoral da ENAU, com a ajuda de voluntários para as várias situações. Ao final do ano, acontece a tradicional Festa de Natal que proporciona às famílias presentes para todos os filhos, brincadeiras, almoço de confraternização e a presença do “papai-noel”, graças às doações de “padrinhos” e “madrinhas”.
(texto elaborado por José Ricardo Batista, do Serviço de Ação Pastoral da ENAU)

Celebrar 160 anos do Instituto das Filhas de São José é renovar o compromisso de Padre Luís Caburlotto com os pequenos. Hoje, as irmãs, os educadores, os colaboradores e os voluntários confirmam sua entrega pessoal ao trabalho com as crianças das escolas e das obras assistenciais, mantendo vivo o carisma do Instituto.

“A caridade é a rainha das virtudes: cultivando esta, crescem em beleza e em energia todas as outras.”
(Padre Luís Caburlotto)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

IFSJ - 160 anos: Centro Educacional Madre Paula Mayer

Situada no Jardim Marília, em Salto/SP, o Centro Educacional Madre Paula Mayer (CEMP) funciona desde 1989 e oferece atividades de semi-abrigo para meninas, totalmente gratuitas, além do serviço de Assistência Social. Entre os projetos desenvolvidos, merecem destaque: ações complementares à escola; cursos semi-profissionalizantes de Informática e Auxiliar de Escritório; artesanato (pintura em tecido, arte em biscuit e pintura em madeira); música (Coral Madre Paula Mayer). Com o apoio dos educadores leigos e dos Amigos do Caburlotto, o CEMP é a concretização de mais um “Sonho de Deus”. Com o apoio das autoridades e a solidariedade da sociedade saltense, foi possível desenvolver diversos projetos: evangelização, reforço escolar, música, artes, computação. O CEMP procura desenvolver e atualizar o carisma e a espiritualidade do Padre Luis Caburlotto junto às adolescentes e suas famílias.

(texto retirado do site do Instituto das Filhas de São José )

Que o trabalho de acolhida e educação das meninas, como acontece no Centro Educacional Madre Paula, seja sinal de que caminhamos juntos na construção do Reino de Deus.

"O amor arde de verdade se for alimentado pelas ações, não pelas palavras.” (Padre Luís Caburlotto)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

IFSJ - 160 anos: Casa Comunitária Sagrada Família

A Casa Comunitária Sagrada Família funciona desde agosto de 1989 no bairro do Tatuapé, em São Paulo/SP. Trata-se de um centro educacional totalmente gratuito e assistência social que atende crianças e adolescentes de 05 a 14 anos, com especial atenção aos mais carentes. Os projetos sociais visam o desenvolvimento da vida e da fraternidade, de educação para a cidadania, de solidariedade e exercício de amor a si e ao próximo. O envolvimento com as famílias é uma prioridade. São desenvolvidos projetos para os adultos e para as mães, de modo especial, que participam das aulas de culinária, bordado, pintura sobre tela e tecido, e macramé. Assim, o sonho das Filhas de São José vai se concretizando, envolvendo os Amigos do Caburlotto e outros voluntários nesta missão educativa.
(texto retirado do site do Instituto das Filhas de São José )

Que as obras assistenciais, como a Casa Comunitária Sagrada Família, possam ser sinal da luz de Deus para todas as pessoas que dela se aproximarem.

“É preciso primeiro viver aquilo que se prega e, para saber agir assim, é preciso rezar.” (Padre Luís Caburlotto)

terça-feira, 27 de abril de 2010

IFSJ - 160 anos: Recanto Juvenil Santa Rita

Fundado em 15/10/1987, o Recanto Juvenil Santa Rita é um espaço para atividades das crianças e adolescentes atendidas pelo Lar Dom Luís Caburlotto, da cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP. As atividades se dividem em: ações complementares a escola, formação humana, atividades esportivas e recreativas, oficinas culturais, artesanato (conforme as aptidões – madeira, lã ou reciclagem de papel), cursos de culinária e alimentação alternativa, horta.
(texto retirado do site do Instituto das Filhas de São José )

Que nossas obras, assim como o Recanto Juvenil Santa Rita, dêem testemunho do nosso compromisso com Deus na pessoa dos pequenos.

“Somente a caridade e a doçura conquistam o coração e o persuadem para o bem.” (Padre Luís Caburlotto)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Instituto das Filhas de São José: 160 anos

No próximo dia 30 de abril, o Instituto das Filhas de São José completa 160 anos de existência. Foi em 1850, em Veneza, na Itália, que o padre Luís Caburlotto deu início à obra educativa que hoje atinge 4 países. Preocupado com as crianças órfãs de sua cidade, padre Luís procurou uma forma de ensiná-las a garantir seu sustento e encontrar seu espaço na sociedade, como cidadãos e como cristãos. Voltando seus esforços especialmente para as meninas, criou casas de acolhimento que propiciavam moradia, alimentação e todos os cuidados necessários, a formação humana e cristã, além do aprendizado de uma atividade que pudesse garantir o sustento de sua família no futuro. Hoje, as Filhas de São José mantém o carisma de padre Luís em suas escolas e nas unidades de assistência social, que se ocupam das crianças mais necessitadas. Vamos aproveitar nossos momentos de oração nos próximos dias para conhecer melhor o trabalho realizado pelas irmãs nas obras assistenciais que elas mantêm no Brasil.

IFSJ - 160 anos: Lar Dom Luís Caburlotto

Fundado em 12 de junho de 1927, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP, esta é a primeira unidade do Instituto das Filhas de São José no Brasil. Atualmente, funciona como centro educacional totalmente gratuito e assistência social, oferecendo abrigo e semi-abrigo para meninos e meninas entre 3 e 16 anos. Nesta unidade são realizadas ações sociais para educá-los e integrá-los à família, à escola, à sociedade, possibilitando a conquista de um emprego futuro, através da capacitação semi-profissionalizante (massas, tear manual, reciclagem de papel e informática) e dos demais projetos desenvolvidos, conforme a pedagogia e a missão do Instituto.
(texto retirado do site do Instituto das Filhas de São José )

Que o Bom Pastor sustente a fé de todos aqueles que contribuem com o trabalho do Lar Dom Luís Caburlotto. Que eles continuem sua missão de melhorar a vida das crianças e jovens atendidas.

“A fé nos dá a verdadeira sabedoria e nos conduz à liberdade dos filhos de Deus.” (Padre Luís Caburlotto)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Semana da Cidadania: nosso sonho e suor

Tudo o que criamos com nossas próprias mãos e pensamentos é nosso trabalho, nossa contribuição para a obra da criação e transformação da natureza em cultura. Por isso, temos condição de fazer do trabalho um lugar de convivência saudável, de prevalência da justiça, de concretização de sonhos. Quando o fruto do nosso trabalho corresponde àquilo que sonhamos, planejamos e realizamos em comunidade, é sinal de que estamos realizando, pondo em prática, também o sonho do Deus da Vida, contribuindo com sua obra criadora. É também construção do Reino de Deus.
(texto adaptado do livreto “Semana da Cidadania 2010 – Trabalho para a vida, não para a morte”, disponível aqui )

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Semana da Cidadania: trabalho para a vida, não para a morte

A exploração do trabalho chega, em alguns casos, a gerar condições de verdadeira escravidão. Acontece também um vergonhoso tráfico de pessoas, que inclui a prostituição, inclusive de menores. Merece especial menção a situação dos refugiados, que questiona a capacidade de acolhida da sociedade e das igrejas. (DAp 73)
O discípulo-missionário, respondendo a este desígnio, promove a dignidade do trabalhador e do trabalho, o justo reconhecimento de seus direitos e de seus deveres, desenvolve a cultura do trabalho e denuncia toda injustiça. (DAp 121)
(trechos do Documento de Aparecida, citados no livreto “Semana da Cidadania 2010 – Trabalho para a vida, não para a morte”, disponível aqui )

terça-feira, 20 de abril de 2010

Semana da Cidadania: trabalhar pra quê?

Pelo trabalho o ser humano transforma o mundo e constrói a si mesmo. Trabalhando construímos o mundo que nos rodeia! Olhe a sua frente e observe: quantas coisas foram construídas pelas mãos humanas? Provavelmente a maior parte do que você vê é fruto do seu trabalho e de outras pessoas também. Mas não é só isso! O trabalho nos ajuda a construir nossa própria identidade! Já reparou que quando perguntamos a uma criança o que ela quer ser quando crescer, ela nos responde com o que ela quer fazer? Parece que o trabalho que fazemos diz alguma coisa sobre quem somos nós e qual nosso papel no mundo! Podemos não ser apenas o que fazemos, mas o que fazemos certamente diz alguma coisa sobre quem somos.
(texto adaptado do livreto “Semana da Cidadania 2010 – Trabalho para a vida, não para a morte”, disponível aqui )

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Civilização (Dia do Índio)

O que tem mais cabimento,
Deslizar de canoa
Pelo rio borbulhento
Ou ficar preso
No congestionamento?

O que é menos boboca,
Morar numa oca
Comendo paçoca
Ou viver rabugento
Num apartamento?

Qual é a melhor cena,
Crescer numa aldeia
Enfeitado de penas
Ou numa cidade
Cheia de antenas?

O que é mais civilizado,
Deitar numa rede
E ficar sossegado
Ou correr contra o tempo
Sempre apressado?

O que é mais coerente,
Viver no presente
Sempre contente
Ou viver no escuro
Planejando o futuro?

O que é menos primata,
Andar pelado
No meio da mata
Ou se apertar
Com um nó de gravata?

O que dá mais arrepio,
Tomar banho de rio
Mesmo no frio
Ou uma assombração
Chamada poluição?

O que é mais descolado,
Um cocar emplumado
E o corpo pintado
Ou ser um cara pálida
Com ar desbotado?

O que é mais sensato,
Correr pelo mato
Sem usar sapato
Ou ter chulé
E criar calo no pé?

Responda agora pra valer:
Melhor parecer
Com os alienígenas
Ou aprender
Com os povos indígenas?

(texto de Cláudio Fragata, disponível aqui )

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Semana da Cidadania: a juventude e o mundo do trabalho

Dados e informações de artigos e pesquisas sobre Juventude e Trabalho tornam possível observar que a questão do trabalho tem se apresentado como uma das grandes preocupações dos jovens. “Ser jovem, hoje, é ser afetado pelo narcotráfico, pela indústria bélica, pela maneira como funciona o mundo do trabalho.” (Regina Novaes) O trabalho é central para o ser humano, desde que seja concebido como força criadora, transformadora, como capacidade de realização pessoal, como tarefa de continuidade do projeto de Deus, de libertação individual e coletiva e não somente como forma de garantir as condições “necessárias para a sobrevivência”. O desafio para a juventude é estar presente de forma intensa na construção de um novo projeto de sociedade, de um projeto de vida que almeje o trabalho como produtor de sentidos. Não há solução individual, apenas coletiva. Por isso, somos convocados a trabalhar de forma coletiva e solidária, a olhar para a realidade de forma crítica. Somos chamados a denunciar o trabalho como forma de violência, de morte, de exploração, de desumanização; e a anunciar o trabalho que gera vida, realização, emancipação; que é criativo, solidário, fonte de desenvolvimento social e não apenas econômico. Somos convocados acima de tudo a sonhar, não o sonho dos que esperam, mas o sonho dos que trabalham e ajudam a construir um outro mundo, que já sabemos que é possível.
(texto adaptado do livreto “Semana da Cidadania 2010 – Trabalho para a vida, não para a morte”, disponível aqui )

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Semana da Cidadania: a juventude quer viver!

Na Semana da Cidadania 2010, queremos refletir sobre o trabalho como uma oportunidade de se organizar, de sonhar junto, de cuidar dos que trabalham com a gente. A dignidade humana também se realiza através do trabalho, do encontro com pessoas diferentes, do aprendizado e do crescimento coletivo, dos sonhos e da organização das lutas em favor da vida. No Evangelho de Mateus, Jesus lança o convite: “Ide vós também para a minha vinha” (Mt 20,7). É desejo do Pai que a construção do Reino também passe pelo trabalho humano - e ninguém deve ficar de fora. Nesse capítulo do Evangelho de Mateus, Jesus apresenta uma nova visão do trabalho: ele deve garantir a dignidade de todos/as e não ser instrumento que gera desigualdades. Diante dessa visão mais ampla e revolucionária é urgente superar toda forma de exploração, violência e exclusão, e pensar o trabalho como a experimentação do novo na busca de outro mundo possível, onde se gera não qualquer vida, mas uma vida plena e abundante. Até porque não podemos nos esquecer: A JUVENTUDE QUER VIVER!
(texto adaptado do livreto “Semana da Cidadania 2010 – Trabalho para a vida, não para a morte”, disponível aqui )

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Semana da Cidadania 2010

Realizada sempre entre 14 e 21 de abril, a Semana da Cidadania é elaborada pelas Pastorais da Juventude da Igreja Católica no Brasil. A Semana da Cidadania em 2010 terá como tema “Trabalho para a vida, não para a morte” e como lema “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência”. A Semana da Cidadania abordará a realidade do trabalho. Trabalhar, além de ser uma necessidade é, principalmente para a juventude, realização e crescimento. O trabalho não é apenas suor. É também sonho. Em meio ao suor e a dor do peso do trabalho está também a oportunidade de sonhar, de transformar as relações, de ser mais humano e mais feliz.
O trabalho é central para a vida humana. Por isso, é preciso denunciar quando ele se torna injusto e desumano à medida que o capital e o lucro assumem maior importância do que a vida. É preciso anunciar a possibilidade de organizarmos novas formas de trabalho, mais criativas, solidárias, fraternas e justas.
(texto adaptado do livreto “Semana da Cidadania 2010 – Trabalho para a vida, não para a morte”, disponível aqui )

terça-feira, 13 de abril de 2010

Um sistema econômico para todas as pessoas (CFE 14)

Uma economia baseada no individualismo e na acumulação de bens materiais afasta-se radicalmente do projeto de Deus, expresso em toda a Bíblia. Deus quer o bem de todos – não se poderia esperar outra coisa de alguém que é Pai, que cria todas as coisas por amor. Uma economia que ignore esse fundamento religioso não estaria só negando o sentimento religioso de nosso povo. Seria também inaceitável até para as pessoas de boa vontade, que não percebem que nenhuma denominação religiosa, mas que se percebem como membros de uma grande e única família humana, que entendem que não há alternativa: ou vivemos solidariamente como irmãos ou seremos todos infelizes num mundo trágico.
(texto adaptado do Manual da Campanha da Fraternidade 2010)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A árvore dos problemas

Um fazendeiro contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu do seu carro furou e ele deixou de ganhar uma hora de trabalho. A sua serra elétrica quebrou, ele cortou o dedo, e finalmente, no final do dia, o seu carro não funcionou. O fazendeiro ofereceu ao carpinteiro uma carona para casa e, durante o caminho, o carpinteiro não falou nada.

Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos. Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa.
Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa.
- Ah – respondeu o carpinteiro – esta é a minha árvore dos problemas. Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta árvore quando chego em casa e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior...
(autor desconhecido; texto disponível aqui )

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Páscoa: a retomada de um novo dia

Páscoa: a cada manhã, um novo sol contornando as linhas do horizonte e iluminando vidas, numa apresentação diária, em que se abrem olhares para a retomada de um novo dia.
A páscoa revela-se nessa pulsação nova que cada ser vive e que reage para uma nova redenção de luz. Dessa forma transparente e numa manifestação que vivifica, a páscoa está representada na alegria daquele que recebe amor e carinho em qualquer circunstância.
A páscoa está inscrita na calma daquele que, na mansidão de sentimentos, conquista a felicidade. Ela amplia-se no sorriso daquele que, na busca de paz, encontra pelo caminho pessoas justas e fraternas Páscoa: a retomada de um novo dia e compartilham entre si a força do amor e da caridade.
A páscoa se descobre no olhar daquele que enxerga além das aparências e, através da luz, ilumina a cegueira das trevas. Ela se refaz continuamente no íntimo de quem perdoa e de quem pede perdão: é restituída na graça de renascer.
A páscoa se faz no ressurgir das flores que cada um tem dentro de si, da novidade que a essência humana transmite através do olhar, da palavra, dos dons, da fé, da esperança e de toda sabedoria e todo amor transmissível e poderoso para uma vida nova!
(texto de Zelinda Scalfoni Rodrigues, disponível aqui )

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cada um encontra o que carrega dentro de si

Conta uma lenda popular do Oriente que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e aproximou-se de um velho e perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoa vive neste lugar?
- Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem? – perguntou por sua vez o ancião.
- Oh, um grupo de egoístas e malvados. – replicou o rapaz. Estou satisfeito de haver saído de lá.
- A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui – replicou o velho.
No mesmo dia, outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião, perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoa vive neste lugar?
- Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem? – perguntou o ancião.
- Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.
- O mesmo encontrará por aqui. – respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
- Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?
- Cada um carrega no seu coração o meio em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares onde passou, não encontrará outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui, porque, na verdade, nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter o controle absoluto.
(autor desconhecido; texto disponível aqui )

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde 2010: "Urbanização e Saúde"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra todos os anos, em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. A cada ano um tema diferente é escolhido para que seja cenário de debates, buscando promover a sensibilização entre os países. Em 2010 o tema será urbanização e saúde, com o lema “Mil cidades, mil vidas”, que põe em evidência os efeitos que as cidades (a urbanização) tem na saúde e na qualidade de vida humanas. A campanha propõe iniciativas para que as cidades se transformem em lugares mais saudáveis.
Os objetivos mundiais da campanha são:
- Mil cidades: abrir os espaços públicos para a saúde, para realizar atividades nos parques, campanhas de limpeza ou ainda fechar parte das ruas ao trânsito de veículos motorizados.
- Mil vidas: reunir mil relatos de promotores da saúde urbana que, por suas iniciativas, tenham promovido um impacto considerável na saúde de suas cidades.
A Região da América Latina e do Caribe é a mais urbanizada do mundo, com mais de três quartos de seus habitantes (433 milhões) concentrados nas cidades. É também a região com as maiores desigualdades do mundo, com mais de 190 milhões de pessoas em situação de pobreza, que vivem em locais com problemas relacionados à urbanização rápida e não planejada.
A OMS lançou uma campanha que está sendo difundida em todo mundo, e inclui a realização de vários eventos e concursos mundiais com o objetivo de incentivar as autoridades federais, estaduais e municipais a desenvolverem ações efetivas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus cidadãos.
(adaptado de textos da Organização Mundial da Saúde, disponíveis aqui e aqui )

terça-feira, 6 de abril de 2010

Recomeçar

Muitas crianças não sabem
o significado do ovo de páscoa,
não foram agraciadas com esta doutrina,
mas muitos adultos têm consciência
de seu grandioso significado:
o ressurgir da vida!

Grandes homens e mulheres,
ricos e pobres,
também cometem erros,
mas ao reconhecê-los se tornam nobres,
recomeçando suas vidas.

Líderes acreditavam
que com a morte de Jesus
suas doutrinas perigosas
de amar a todo mundo seriam esquecidas.

O amor já tinha sido semeado
no interior de cada cristão.
Dia a dia foi alimentado
e se intensifica com a ressurreição.

O amor no tempo ficou perpetuado.
Para cada ovo ofertado
seja multiplicado o verdadeiro sentido.
Que se abram os corações para receber
o que de valor lhes é ofertado:
o renascimento!

(texto de Neuza Nissen, disponível aqui )

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa, dom de Deus

Páscoa, dom de Deus feito pessoa,

dado como herança a um povo,
em tempo novo e de nascer de novo.

Ah, muito sacrifício, muita luta
e as mudanças são lentas!
Há muitos discursos e discussões
e poucas são as decisões e realizações.
Mas caminhar é preciso
para alcançarmos a tão sonhada paz.

Vamos viver o novo,
vivendo este ensinamento
na alegria de repartir e compartilhar
nesta passagem de tempo em tempo
em que damos novo sentido à Páscoa.

Páscoa, partilha sem medida e sem mágoa
do povo alegre e cheio de esperança;
o Reino de Deus é de quem tem virtude de criança.

Venham todos à mesa da boa vontade,
saiam das trincheiras escuras da inimizade,
a passagem está aberta rumo à libertação
e demos a vida no meio de tantas mortes,
pois somos partes integrais desta criação.

(texto de Agane Fibra Tello, disponível aqui )