segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uma flor

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido...
Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, depois, veio uma tempestade e a flor morreu.
Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha.
Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro, colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e uma flor, havia um jardim!
(texto de autor desconhecido, disponível aqui )

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O homem que não se irritava

Em uma cidade do interior havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém. Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém nem se aborrecia com as pessoas. Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido.
Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar. Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, da qual o homem gostava muito.
A garçonete chegou próximo a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa de servir. Mas ela serviu todos os demais, e quando chegou a vez dele, foi para outra mesa.
Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o.
Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma como quem havia concluído a tarefa, e retornou à cozinha.
Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos o observavam discretamente, para ver sua reação.
Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse:
- O que o senhor deseja?
Ao que ele respondeu, naturalmente:
- A senhora não me serviu a sopa.
Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o:
- Servi sim senhor!
Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos.
Todos pensaram que ele iria brigar. Suspense e silêncio total.
Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranqüilamente:
- A senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais!
(texto de autor desconhecido, disponível aqui )

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pássaros, irmãos pássaros!

Avaliais a beleza de vossas plumas, a magia do vosso cântico, o encanto do vosso vôo? Estais livres de orgulho e vaidade, ou também precisais defender-vos dessas fraquezas que tanto nos humilham? Que alegria deveis sentir com os primeiros volteios dos vossos filhotes, e como deve ser inesquecível o ensaio de seus primeiros cantos!
Já experimentastes, certamente, no ar, em busca do horizonte, - voar, voar, voar! - até tombares de cansaço e de emoção! Que sentis quando vos prendem em gaiolas, e como conseguis cantar quando vossas asas provam que nascestes para a liberdade? Que pensais de belas vozes humanas? Chegam a aproximar-se dos vossos cânticos?
Quando um de vós morre, há tristeza! Ou acreditais que também vós ressuscitareis?
Senhor, em nome dos que não tem voz para cantar, vos ofereço os mais belos cânticos dos vossos pássaros!
E vos peço que os homens se envergonhem de lhes criar prisões. Prisões para quem recebeu de vós a missão de voar! Que os homens se envergonhem de ouvir cânticos de pássaros prisioneiros, quando o canto precisa mais da liberdade que as próprias asas!
(texto de Dom Hélder Câmara, disponível aqui )

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Louvado sejas, ó Senhor!

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela inteligência dos homens,
Pela agilidade de suas mãos,
Pela imaginação que inventa,
Pela memória que relembra,
Pelo coração que ama.
Sim, louvado sejas,
Porque não tiveste medo
De confiar-nos o mundo!
(texto de autoria desconhecida, disponível aqui )

terça-feira, 25 de maio de 2010

Oração a Maria

Ó Senhor, nós vos agradecemos por nos terdes dado Maria por nossa Mãe.
Pela sua intercessão, ajudai-nos a viver como vossos filhos e como irmãos.
Fazei que cada um de nós saiba aceitar e respeitar os outros, com suas diferenças e limitações.
Que saibamos querer-nos bem para que haja um profundo respeito e carinho entre nós.
Que sejamos capazes de dar e receber, de compartilhar as alegrias e as tristezas dos outros e de doar-nos com generosidade.
Senhor, ajuda-nos a viver no amor e que tudo o que fizermos possa sempre ser do seu agrado. Amém.
(texto de autoria desconhecida, disponível aqui )

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vinde, Espírito Santo!!

Quando se deu o primeiro começo de tudo, por sobre o turbilhão das energias originárias e dos elementos primordiais, há muitos bilhões de anos, lá pairava o Espírito. Quando se deu o novo começo da humanidade com a entrada de Deus na carne, lá atuava o Espírito, cobrindo com sua sombra uma Mulher. Quando se inaugurou o novíssimo Adão, ressuscitado para a plenitude da vida, lá irrompia o Espírito vivificador. Quando começou a primeira comunidade dos seguidores de Jesus, lá irradiava em línguas de fogo o Espírito Santo. Quando começou o novo céu e a nova terra definitivos, lá gritava o Espírito dizendo "Vem"! Começou o novo milênio e eis que o Espírito de todos os começos já o anima com sua presença de fogo e luz. Por isso o século 21 será o século da espiritualidade, do encontro do espírito humano com o Espírito divino. Será também o século do feminino, que é a irradiação do Espírito no homem e na mulher. Pelo feminino em nós captamos a presença inefável do Espírito na natureza, na mão estendida da criança, no olhar suplicante do pobre e no menor sinal da vida. Venha, Espírito, cubra nossa Mãe Terra com sua sombra e espiritualize nossas vidas com o nascimento de Deus no coração.
(texto de Leonardo Boff, disponível aqui )

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Testemunhas através da esperança e da confiança (SOUC 5)

Durante sua caminhada na vida e na fé, os cristãos experimentam momentos de dúvida. Quando os cristãos não conseguem reconhecer a presença do Cristo ressuscitado, estar juntos às vezes torna suas dúvidas mais pesadas em vez de aliviá-las. O desafio que se coloca diante dos cristãos é continuar a acreditar que, mesmo quando não veem ou não sentem a presença divina, Deus continua com eles. As virtudes da fé, da esperança e da confiança permitem que eles testemunhem que sua fé vai além de suas próprias possibilidades. Essa Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos leva nossas comunidades a crescer na fé comum, na esperança e no amor. Damos testemunho a todas as pessoas do amor firme e constante de Deus e afirmamos diante de nossa própria Igreja a fidelidade a Deus. Quanto mais unidos testemunharmos, mais forte será nossa mensagem.

Oração
Deus da esperança, partilha conosco a visão de uma única Igreja, e derruba nossas dúvidas. Aumenta nossa fé na tua presença para que todos os que acreditam em ti possam te adorar juntos em espírito e verdade. Oramos especialmente por todos aqueles que estão em dúvida neste momento, ou cujas vidas se gastam nas sombras do perigo e do medo. Fica com eles e dá-lhes tua presença consoladora.

(texto adaptado dos “Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos” elaborado pela Igreja católica, disponível aqui )

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Testemunhas através da solidariedade no sofrimento (SOUC 4)

Em anos recentes, dois acontecimentos que tiveram lugar na Escócia puseram subitamente esse pequeno país no centro das atenções dos meios de comunicação. O ataque com bomba a um avião sobre Lockerbie e o massacre de crianças numa escola chamaram a atenção para este país, que sempre guardará lembrança da terrível perda de vidas humanas. Os dois eventos causaram sofrimento e inimaginável angústia a um grande número de pessoas e as consequências foram sentidas muito além das fronteiras físicas dos dois lugares de desastre. Pessoas inocentes encontraram a morte em circunstâncias horríveis. Seguindo as pegadas do Senhor, os cristãos que buscam a plena unidade mostram sua solidariedade àqueles que entre eles se defrontam com trágicas situações de sofrimento, proclamando que o amor é mais forte do que a morte. Foi da extrema humilhação do túmulo que a ressurreição se tornou um novo sol para a humanidade, um clamoroso anúncio da vida, do perdão e da imortalidade.

Oração
Deus, nosso Pai, olha com compaixão nossas situações de pobreza, sofrimento, pecado e morte; nós te pedimos perdão, cura, conforto e apoio em nossas dificuldades. Nós te agradecemos por todos aqueles que conseguem ver a luz em sua aflição. Possa o teu Divino Espírito nos ensinar a grandeza da compaixão e nos ajudar a ficar ao lado de nossos irmãos e irmãs em dificuldade. Cheios desse Espírito, possamos unidos proclamar e partilhar com o mundo a vitória de teu Filho, que vive para sempre.

(texto adaptado dos “Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”elaborado pela Igreja católica, disponível aqui )

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Testemunhas através da atenção aos fatos (SOUC 3)

O crescimento na fé é uma caminhada complexa. Muitas pessoas em nosso mundo de hoje enfrentam variadas pressões e responsabilidades. É fácil não perceber o amor de Deus se revelando a nós em nossa vida e nossa experiência cotidiana. Quanto mais nos rodearmos de tensões e atividades, maior é a possibilidade de não perceber que o fato está bem diante dos nossos olhos. Como os dois discípulos do Evangelho, às vezes pensamos que sabemos o que é a realidade e tentamos explicar a outros nosso ponto de vista, mas ainda assim não nos damos conta da plena verdade. Em nosso mundo de hoje somos convidados a perceber Deus nos surpreendentes e inesperados fatos da vida. Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, buscamos perceber Deus nos fatos e experiências do nosso dia a dia. Encontramos pessoas que já conhecemos e outras que ainda nos são desconhecidas. Aprendemos com as experiências espirituais uns dos outros e assim obtemos uma nova visão da realidade de Deus. Essa consciência da presença de Deus nos desafia a trabalhar pela unidade cristã.

Oração
Senhor Jesus, Bom Pastor, tu nos encontras e permaneces conosco na vida diária. Oramos pela graça de estar conscientes de tudo que fazes por nós. Pedimos que nos prepares para estarmos abertos a tudo que ofereces e que nos conduzas unidos num só rebanho.

(texto adaptado dos “Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”elaborado pela Igreja católica, disponível aqui )

terça-feira, 18 de maio de 2010

Testemunhas através da celebração da vida (SOUC 2)

Nossa caminhada de unidade cristã está firmemente alicerçada em nossa fé comum de que, na ressurreição de Jesus Cristo, celebramos não apenas a vida que Deus nos deu, mas a oferta de nova vida através de Jesus, que vence a morte de uma vez por todas. Ao nos encontrarmos durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, testemunhamos nossa fé comum através de nosso cuidado com a vida de todos. A vida é dom de Deus para nós e, quanto mais amparamos e celebramos a vida, mais damos testemunho daquele cujo generoso amor nos trouxe inicialmente à vida. Hoje agradecemos a Deus por tudo aquilo que mostra o seu amor por nós: por toda a criação, pelos irmãos e irmãs do mundo inteiro; pela comunhão no amor; pelo perdão e pela cura, pela vida eterna.

Oração
Deus, nosso criador, nós te louvamos por todos os que dão testemunho de sua fé em palavras e atos. Vivendo plenamente a vida, encontramos tua amorosa presença nas muitas experiências que nos ofereces. Que o nosso testemunho comum de celebração da vida nos una no louvor a ti, autor de toda vida. Amém.

(texto adaptado dos “Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”elaborado pela Igreja católica, disponível aqui )

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2010: "Vocês são testemunhas dessas coisas." (Lc 24,48)

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) teve início no domingo, 16 de maio, e vai até o dia 23. Serão oito dias de muitas alegrias, com celebrações que têm como norte o ecumenismo e tudo que ele representa: diálogo, companheirismo, caminhada, fé e unidade na diversidade. A SOUC deste ano é histórica, isso porque, há 100 anos, missionários cristãos se reuniam na Escócia, por ocasião da Conferência Missionária de Edimburgo, com o objetivo de propor a unidade dos cristãos para a missão. Hoje a missão das igrejas é interna, pois evangelizam por meio do testemunho de que o diálogo intra e interreligioso são possíveis. Por isso, cristãos de todo o mundo são chamados a testemunhar o Cristo na unidade “para que o mundo creia” (João 17:21). Dessa forma, diferenças são eliminadas e objetivos fortalecidos, de modo que a busca pela unidade consegue permanecer mesmo na diversidade, enriquecendo o testemunho de fé. Na certeza de que juntos somos e podemos muito mais, desejamos a todos uma abençoada Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Em Cristo, que nos une.
(carta do Pastor Sinodal Carlos Augusto Möller, presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), disponível aqui )

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Eucaristia e família (CEN 05)

“O Senhor Jesus quis instituir o sacramento da Eucaristia por ocasião de um importante encontro familiar: a Ceia pascal. E naquela ocasião sua família foram os Doze, que com Ele viviam há três anos. Por muito tempo, nos inícios da Igreja, era em casas de família que outras famílias se reuniam para a “fração do pão”. Cada altar será sempre uma mesa, em torno da qual se congrega mais ou menos numerosa uma família de irmãos”. (Homilia do Papa João Paulo II na Missa para as famílias, no Rio de Janeiro em 1º de julho de 1980).
A família cristã se revela como verdadeira igreja doméstica, autêntica célula da comunidade eucarística. Nela se celebra o amor, vive-se cotidianamente o lava-pés, onde o cuidado do Senhor por todos e cada um dos seus membros, sobretudo pelos filhos, transparece em todo o seu vigor.
Como sabemos, a principal missão da família cristã no mundo contemporâneo é colocar seus dons e talentos à disposição da construção do Reino de Deus, professando com ardor que, quando todos e cada um dos membros da família permanecem assíduos na oração, na participação na comunhão eucarística e no exercício da caridade, o Espírito Santo desce sobre nossos lares e faz de nós uma igreja doméstica, uma comunidade cristã.
Diante do Altar do Senhor, somos chamados a reconhecer que a família, célula vital da sociedade, é a fonte originária da paz no mundo. Se não há paz na família, não haverá paz no mundo. Se as famílias forem um amável remanso de paz e de alegria, o mundo converter-se-á num oceano de paz.
(adaptado de texto elaborado pelo site do Congresso Eucarístico Nacional, disponível aqui )

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Maria, mulher eucarística, espelho da unidade (CEN 04)

Olhando para Maria, percebemos que ela mantém uma ligação direta com o mistério eucarístico. “Durante nove meses, foi o tabernáculo vivo de Deus. Depois, realizou um gesto eucarístico quando apresentou o Menino Jesus aos pastores, aos magos e ao Sumo Sacerdote no Templo, enquanto oferecia o Fruto bendito do seu seio ao Povo de Deus e também aos gentios, para que O adorassem e O reconhecessem como Messias”. (Instrumentum Laboris, 77)

A devoção eucarística tem em Maria o seu modelo insuperável. Desde as primeiras celebrações eucarísticas, Maria amou a Santa Missa, cuidou com esmero dos ritos, incentivou a perseverança dos cristãos e comungou com as mais perfeitas disposições; afinal, Ela foi o primeiro sacrário da história. Humildade, docilidade, generosidade e um profundo silêncio são virtudes e atitudes que definem a pessoa de Nossa Senhora e são também virtudes e atitudes imprescindíveis em toda adoração eucarística. “Maria é mulher eucarística na totalidade da sua vida. A Igreja, vendo em Maria o seu modelo, é chamada a imitá-la também na sua relação com este mistério santíssimo”. (João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia, 53)

(adaptado de texto elaborado pelo site do Congresso Eucarístico Nacional, disponível aqui )

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Eucaristia: mistério de fé na vida dos discípulos missionários (CEN 03)

Utilizando as palavras de João Paulo II, podemos afirmar que um Congresso Eucarístico é “um grande evento eclesial que deve envolver cada Igreja Particular, cada Paróquia, cada comunidade religiosa e cada movimento eclesial. Todos devem sentir-se chamados a tomar parte no Congresso, mediante uma catequese mais intensa sobre a Eucaristia, uma participação mais consciente e ativa na Liturgia Eucarística e um sentido de adoração capaz de interiorizar a celebração do Mistério Pascal, com uma oração que transforme a vida toda numa oferta pela vida do mundo, segundo o exemplo de Cristo”. Todas as vezes que comungamos, estamos afirmando a Cristo que, apesar de nossas fraquezas e limitações, continuaremos buscando os meios que Ele nos outorgou para que também, em nós, a fé seja uma realidade vivencial em todos os momentos e em todas as situações. Para os que creem, a presença de Jesus Eucarístico oferece novo olhar sobre o mundo que os cerca; ela os convoca à missão pascal, e as situações obscuras são iluminadas pelo testemunho de vida e pelo anúncio convicto de que Jesus, vivo, permanece junto aos seus para a salvação da humanidade inteira.
(adaptado de texto elaborado pelo site do Congresso Eucarístico Nacional, disponível aqui )

terça-feira, 11 de maio de 2010

Eucaristia, Pão da Unidade dos discípulos missionários (CEN 02)

Sabemos que a Eucaristia nos impele à partilha, ao serviço e à unidade. A Eucaristia não é apenas um mistério a ser consagrado, recebido, contemplado e adorado: a Eucaristia é ainda um mistério a ser imitado! A presença eucarística dos discípulos de Jesus oferece, na unidade eclesial, as bases para uma sociedade criativa na construção da comunhão, onde cada pessoa é reconhecida em seu valor, onde toda diferença legítima encontra possibilidade de acolhimento, e se realiza uma contínua partilha de bens e de serviços. Desse modo, o tempo presente, marcado pela Eucaristia, orienta a história, na esperança da comunhão definitiva de toda a humanidade. A Santíssima Eucaristia nos oferece uma ocasião singular no momento atual para encontrar respostas verdadeiras e satisfatórias diante da cultura atual que se debate entre a força da diversidade e a ânsia de unidade, na busca de uma nova síntese para sua experiência de globalidade.
(adaptado de texto disponível no site do Congresso Eucarístico Nacional, disponível aqui )

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Congresso Eucarístico Nacional: "Fica conosco, Senhor." (Lc 24,29)

Entre os dias 13 e 16 de maio de 2010, a Igreja Católica realizará o 16º Congresso Eucarístico Nacional, na cidade de Brasília. O evento terá como tema “Eucaristia: pão da unidade dos discípulos missionários” e como lema “Fica conosco, Senhor” (Lc 24,29). Dom João Braz de Aviz, Arcebispo Metropolitano de Brasília, declarou que, “para a Igreja, a realização do Congresso Eucarístico possibilita uma maior vivência da Eucaristia e é fonte inesgotável para a vida cristão”. A programação do Congresso envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais. Para essa autêntica festa, toda a Igreja é convocada e o evento deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do país. Segundo Dom João Braz, “o Congresso Eucarístico deve ser a expressão de um trabalho de comunhão, que tem sua fonte na eucaristia”.
(adaptado de texto disponível no site do Congresso Eucarístico Nacional )

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Parabéns, mãe!

Tu geras a vida como a mãe-terra,
na gratuidade de um botão em flor,
que, ao menor impulso
de calor, vento, água e luz,
se abre em multiformes
surpresas de amor.

Sabes transformar todo sonho humano
em canção de ninar e esperança.
Recolhes em teus seio o mais lindo
ramalhete de vida,
pois se entrelaçam em ti
novos elos de carinho e ternura.

És peregrina do mundo
nas mil formas, expressões e cores.
Mensageira da natureza
Que sabe em quem se inspirar
no grande jardim do humano ser.

(autor desconhecido; texto disponível aqui )

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Oração universal

Pelos que buscam a Deus na incerteza: que o encontrem. Pelos que acreditam possuir a Deus: que o busquem. Pelos que têm medo do futuro; pelos que se levantaram e caíram de novo: que tenham novas forças. Pelos que se desesperam: que esperem contra toda a esperança. Pelos que vivem iludidos: que ponham os pés no chão. Pelos que duvidam: que encontrem a luz. Pelos que tem um coração tímido: que encontrem um coração amigo. Pelos que estão sozinhos: que possam encontrar alguém. Pelos que vivem na abundância: que aprendam a ter fome. Pelos que têm o coração endurecido: que alguém o abrande. Pelos que acreditam ter tudo: que se sintam vulneráveis. Pelos que não tem necessidade do Espírito: que sintam seus próprios limites. Pelos que não sabem, nem querem escutar: que ouçam o sussurro de Pentecostes.
(texto de Valter Maurício Goedert, disponível aqui )

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O bom nome de Deus

Tu não precisas de nós, ó meu Deus,
Entretanto nos segues um a um.
Tu não precisas de nós,
Mas nós precisamos de ti.
Pronunciar o teu nome
É recompor o mundo.
Falar de ti aos outros
É como acender uma luz na escuridão.
Teu nome é o fio que nos une a todos.
É em teu nome que os bons
Reflorescem o mundo.
Peço-te, pois, que me abras a boca:
Ensina-me a mim, e aos meus amigos,
Como falar de ti.
(autor desconhecido; texto disponível aqui )

terça-feira, 4 de maio de 2010

História de Maria

As pessoas têm muita curiosidade a respeito de Maria. Onde ela nasceu, como se chamavam seus pais? Teve ela outros irmãos e irmãs? Como era o seu dia-a-dia? O que ela fazia antes de conhecer José e se tornar a mãe de Jesus? Como foi sua vida depois que Jesus morreu e ressuscitou? Como passou sua velhice? O que aconteceu no fim de sua vida? Essas e outras tantas perguntas ficam sem respostas. A Bíblia não nos dá informações sobre detalhes da vida de Maria. No Evangelho de Lucas encontramos muitas qualidades de Maria. Ela é o exemplo vivo do discípulo e seguidor de Jesus, que acolhe a Palavra de Deus com fé, guarda-a e medita-a no coração, e a põe em prática, produzindo bons frutos. Maria é a mulher do SIM. O SIM, pronunciado com tanta inteireza no início da juventude, se renovou muitas vezes no decorrer de sua vida. Ela não nasce como uma santa pronta e acabada. Passa por crises e situações desafiadoras, que a fazem crescer e caminhar na fé. Esses traços de Maria inspiram hoje a vida de cada cristão e da Igreja. Sentimo-nos chamados a ser discípulos fiéis de Jesus, ouvindo, acolhendo, guardando no coração e praticando sua Palavra.
(texto extraído do livro “Com Maria rumo ao novo milênio”, disponível aqui )

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia do Trabalho (1º de maio)

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
O salário mínimo também foi criado num dia 1º de maio, no ano de 1940. O então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei que instituiu o salário mínimo no país, com o valor de 240 mil réis. Segundo o documento, o salário mínimo deveria ser capaz de satisfazer às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte do trabalhador. A notícia foi recebida com euforia e, de imediato, mais de um milhão de trabalhadores foram beneficiados com a nova medida, já que na época ganhavam abaixo desse valor. O salário mínimo era uma antiga reivindicação desde a greve geral de 1917.
(texto elaborado pelo IBGE Teen, disponível aqui )