quarta-feira, 30 de junho de 2010

Férias!!

Chegaram as tão esperadas férias!! Depois de um semestre de muito trabalho e estudo, poderemos descansar, brincar, passear, viajar, etc. Divirta-se! Reabasteça as energias para poder voltar “com a corda toda”.
E que a nossa alegria também seja abençoada por Deus!
Boas férias para todos nós!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

O ouriço e o jogo de cabra-cega

Todos nós temos as nossas limitações, querido leitor, e o ouriço também tinha a sua. Você já pode imaginar qual era: aqueles terríveis espinhos, capazes de ferir qualquer um. Bem, aconteceu que o jogo da Cabra-cega havia virado mania entre os alunos. Todos queriam brincar durante o recreio. Pois certa vez em que estavam brincando, o castorzinho, que tinha os olhos vendados, teve o azar de tocar no ouriço e levou umas tremendas picadas de seus espinhos. Da pata do castorzinho corria muito sangue e o ouriço sentiu-se muito culpado.
- Já se vê que não posso participar da brincadeira – disse, muito aborrecido.
Seus colegas não conseguiam consolá-lo e ele ficou fora. O jogo continuava. Agora era a vez do crocodilo ter seus olhos vendados e ele, trapalhão como sempre, pisou num pedaço de vidro e fez um corte na pata esquerda. O pior é que ainda havia numerosos cacos de vidro encravados em sua pata. Por mais que todos procurassem uma pinça para tentar retirá-los, não conseguiram encontrar. Foi então que o ouriço, num momento de inspiração, arrancou dois espinhos e com eles fez uma ótima pinça. Então, o crocodilo sugeriu que brincassem de outra coisa, porque fazia questão de que seu "médico" também participasse. Todos concordaram em inventar uma brincadeira em que o ouriço pudesse participar também. Bem que ele merecia.

(autor desconhecido)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oração

Senhor, fica conosco neste dia.
Fica dentro de nós, para nos purificar;
Fica acima de nós, para nos levantar;
Fica abaixo de nós, para nos sustentar;
Fica adiante de nós, para nos proteger.

(São Patrício, 389-461 d.C.)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A espada mágica

Existe uma história muito, muito antiga, do tempo dos cavaleiros em brilhantes armaduras, sobre um jovem comum que estava com muito medo de testar sua habilidade com as armas, no torneio local. Certo dia, seus amigos quiseram pregar-lhe uma peça e lhe deram de presente uma espada, dizendo que tinha um poder mágico muito antigo. O homem que a empunhasse jamais seria derrotado em combate. Para surpresa deles, o jovem correu para o torneio e pôs em uso o presente, ganhando todos os embates. Ninguém jamais vira tanta velocidade e ousadia na espada. A cada torneio, a notícia de sua maestria se espalhava, e não tardou a ser ovacionado como o primeiro cavaleiro do reino. Por fim, achando que não faria mal nenhum, um dos seus amigos revelou a brincadeira, confessando que o instrumento não tinha nada de mágico, era só uma espada comum. Imediatamente o jovem cavaleiro foi dominado pelo terror. De pé na extremidade da área de combate, as pernas tremeram, a respiração ficou presa na garganta e os dedos perderam a força. Incapaz de continuar acreditando na espada, ele já não acreditava mais em si mesmo. E nunca mais competiu.

(autor desconhecido, disponível aqui )

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lenda árabe

Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O outro, ofendido, sem nada a dizer, escreveu na areia:
“HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.”
Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
“HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.”
Intrigado, o amigo perguntou:
- Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreveu na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
- Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar; porém quando nos faz algo grandioso, deveremos gravar na pedra da memória do coração onde vento nenhum do mundo poderá apagar!!

(autor desconhecido)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

É hora de viver!

Esperamos demais para fazer o que é preciso ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo. Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo. Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos, amigos. Quem sabe quão logo será tarde demais? Esperamos demais para ler os livros, ouvir as músicas, ver os quadros que estão esperando para alargar nossa mente, enriquecer nosso espírito e expandir nossa alma. Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja mais necessário amanhã. Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenhar no palco. Deus também está nos esperando: esperando pararmos de esperar. Ele está esperando começarmos a fazer AGORA tudo aquilo pelo qual este dia e esta vida nos foram dados. É HORA DE VIVER!

(Henry Sobel, rabino judeu)

terça-feira, 22 de junho de 2010

O vazio

Se o vaso não fosse vazio, nele não se plantariam flores.
Se o copo não fosse vazio, com ele não se beberia água.
Se a boca não fosse vazia, com ela não se comeria o fruto.
Se o útero não fosse vazio, nele não cresceria a vida.
Se o céu não fosse vazio, nele não voariam os pássaros, nem as nuvens, nem as pipas.
Se nossa alma não estiver vazia, nela não entrarão as belezas do universo, dos amigos, de Deus.

(autor desconhecido)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O barbeiro

Um homem foi ao barbeiro. E enquanto tinha seus cabelos cortados conversava com ele. Falava da vida e de Deus. Daí a pouco, o barbeiro incrédulo não aguentou e falou:
- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!
- Por quê?
- Ora, se Deus existisse não haveria tantos miseráveis, passando fome! Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!
- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?
- Sim, claro!
O freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não aguentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:
- Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!
- Como?
- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!
- Ora, eles estão assim porque querem. Se desejassem mudar, viriam até mim!
- Agora, você entendeu.
(autor desconhecido)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lutemos sempre!

“Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, há os que lutam por toda a vida, estes são imprescindíveis...”
(Bertolt Brecht)

“Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice.”
(Charles Chaplin)

“O segredo da eterna juventude da alma é ter uma causa a que dedicar a vida.”
(Dom Helder Câmara)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A roupa de Gandhi

Mahatma Gandhi provou que a "roupa não faz o homem". Só usava uma tanga a fim de se identificar com as massas simples da Índia. Certa vez chegou assim vestido numa festa dada pelo governador inglês. Os criados não o deixaram entrar. Voltou para casa e enviou um pacote ao governador, por um mensageiro. Continha um terno.
O governador ligou para a casa dele e lhe perguntou o significado do embrulho. O grande homem respondeu:
- Fui convidado para a sua festa, mas não me permitiram entrar por causa da minha roupa. Se é a roupa que vale, eu lhe enviei o meu terno.

(autor desconhecido)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A paz preventiva

Por que não inventamos
A Paz preventiva?
Fazemos das armas
Um monte de lixo,
Para reciclá-las
Em rodas, em discos,
Em livros, em berços,
Em barcas e enxadas,
Em húmus de vida.

Plantamos em todos
Os cantos da Terra
O Amor e a Justiça.
Tu me dás a mão,
Eu te dou um beijo.
Os dois escutamos
O Deus do silêncio
E o grito dos Pobres.
Sentamos os grandes
Diante dos mortos.
Sentamos os órfãos
Às mesas da escola.
Perdemos o medo,
Ganhamos o Mundo.

(texto de dom Pedro Casaldáliga, bispo católico, disponível aqui )

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Expectativas do futebol

Já foi dada a largada. Já soou o apito inicial. Cada técnico só pode colocar onze em campo. A copa escala todo mundo. Todos nos sentimos atores, e se não conseguimos chutar o pênalti, temos nossa área de combate, onde tentamos fazer o possível para garantir a vitória. A prioridade absoluta deste mês especial, que começa no dia 11 de junho e vai até 11 de julho, é sem dúvida o futebol.
No meio deste clima contagiante, fica difícil pedir licença para refletir um pouco. Então, vamos para o minuto de silêncio. O momento de reflexão. A pausa para compreender de onde vem a força contagiante do esporte.
Não é difícil perceber a semelhança do esporte, seja qual for, com as artes bélicas. O esporte nasceu da guerra. Ou ao menos seus inícios se inspiraram nas batalhas. Como as guerras são cruéis, porque ceifam estupidamente vidas humanas, foi uma ideia genial fazer de conta que se guerreava, mas ninguém precisava morrer, mesmo havendo vencedores e perdedores.
Em todo o caso, o esporte mostra como existem energias insuspeitadas dentro das pessoas. Se fossem mobilizadas para causas comuns, o que poderia se conseguir em pouco tempo não está escrito.
Se fosse promovida, por exemplo, a copa do mundo contra o analfabetismo, promovendo o mutirão mundial para erradicar a incapacidade de interpretar e de produzir símbolos, numa atividade que desperta e aguça a inteligência, pois a alfabetização produz isto mesmo, que enorme batalha dava para empreender no mundo inteiro, e como seria suado chegar à meta e vencer as últimas resistências, como quem dribla o último defensor e até o próprio goleiro!
Ou se fosse promover outra copa mundial, destinada a saciar a fome do último mendigo, certamente não faltariam alimentos, logo descobriríamos que se ganharia o jogo distribuindo melhor os estoques, como quem sabe passar a bola no momento certo da jogada estratégica.
E assim seria com outros campeonatos para vencer as epidemias, que ultimamente estão se escalando por conta da inépcia dos governos.
Afinal, o esporte mostra como existem tantas energias desperdiçadas, por falta de motivação e de articulação. Quem sabe, nestes dias de absoluta prioridade do futebol, não deixemos de pensar nem percamos a cabeça. E seja qual for a seleção vencedora, que todos nos sintamos escalados a lutar pelas verdadeiras causas da humanidade que, graças a Deus, ainda dá sinais de vida!
(adaptado de texto de Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales/SP e Presidente da Cáritas Brasileira, disponível aqui )

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Gaste o amor!

Gaste o amor a mãos cheias!
O amor é o único tesouro que se multiplica por divisão:
é o único dom que aumenta quanto mais você tirar.
É a única empresa na qual quanto mais se gasta mais se ganha:
doe-o, difunda-o, espalhe-o aos quatro ventos, esvazie seus bolsos,
sacuda o cesto, embarque o copo, e amanhã você terá mais do que antes.
(autor desconhecido; texto disponível aqui )

terça-feira, 8 de junho de 2010

Descubra o amor!

Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve.
Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite.
Descubra uma fonte e faça banhar-se quem vive no lodo.
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem jamais chorou.
Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar.
Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la.
Pegue a esperança e viva na sua luz.
Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar.
Descubra o amor e faça-o conhecer ao mundo.
(texto de Mahatma Gandhi, disponível aqui )

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aniversário de Padre Luís Caburlotto

Hoje comemoramos o nascimento do Padre Luís Caburlotto, o fundador do Instituto das Filhas de São José, do qual a nossa escola faz parte. Padre Luís nasceu no dia 7 de junho de 1817, na cidade de Veneza, na Itália. Ele era o sétimo filho de uma cozinheira e de um gondoleiro – condutor de gôndola, um tipo de barco muito utilizado naquela cidade. Seu pai chamava-se Ângelo e sua mãe, Maria Helena. Como era o costume da época, recebeu um imponente nome em seu batismo: Ludovico Gaspar Maria Paulo. Ficou conhecido como Luís, diminutivo de Ludovico.
Nas muitas situações difíceis que Padre Luís enfrentou em sua vida, sempre confiou na Providência Divina, sempre acreditou que Deus encontraria uma maneira de providenciar o que era necessário. Em suas orações, rezava: “Eis me aqui, Senhor. Vim para onde me chamaste, no meio do povo. É um empreendimento muito grande para mim, fraco e pequenino. Mas eu não estou sozinho, Tu estás comigo. E contigo, Jesus, por Ti e em Ti, tudo é possível!”
(texto adaptado do livro “Um homem de oração e ação: Luís Caburlotto”)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Corpus Christi

Nesta quinta-feira, a Igreja Católica em todo o mundo comemora o dia de “Corpus Christi”, nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar nossa caminhada. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
A celebração de Corpus Christi teve origem no século XIII, criada pelo Papa Urbano IV. No Brasil, a festa chegou através dos colonizadores portugueses. A tradição de enfeitar as ruas para a passagem da procissão do Corpo de Cristo surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
(adaptado de texto disponível aqui )

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente 2010

No próximo dia 05 de junho, comemoraremos o Dia Mundial do Meio Ambiente, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1972. Neste ano, o tema será “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”. Este tema reflete o apelo em favor da conservação da diversidade de vida no nosso planeta, compartilhado por milhões de pessoas e milhões de espécies. Se agirmos juntos poderemos todos desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.
Você sabia que você é um em um milhão? Ou, mais precisamente, uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta? Mesmo assim, humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população. Enquanto isso, muitas outras estão se extinguindo. Sabe-se que um total de 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.
A razão? A atividade humana. Em busca do desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós pisamos no acelerador e provocamos um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural.
Consequentemente, nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder a variedade de vidas do nosso planeta - conhecida como "biodiversidade". Ela nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida, mas tem. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia da vida, o resultado pode ser catastrófico.
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, podemos empregar o nosso poder individual e coletivo para deter a extinção das espécies. Atividades de conservação já previniram o desaparecimento de espécies e restauraram habitats naturais vitais do mundo. No Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos determinar a fazer muito mais pela biodiversidade, para assim vencermos a corrida contra a extinção!
(adaptado de texto produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, disponível aqui )