quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon:

A dependência é algo terrível. Consome-nos e controla-nos, nos faz negar verdades importantes e não nos permite ver as conseqüências de nossos atos. Hoje, nosso mundo é vítima de uma grave dependência ao carbono.
O progresso industrial do mundo desenvolvido foi impulsionado pelo carvão e pelo petróleo. Os países que se encontram em processo de desenvolvimento optaram pela mesma fonte de energia na tentativa de conseguir os mesmos padrões de vida. Nossa dependência da energia baseada no carbono produziu uma acumulação considerável de gases que agravam o efeito estufa na atmosfera. Sabemos que a mudança climática é uma realidade e sabemos que ela é causada pelas emissões de dióxido de carbono e outros gases que agravam o efeito estufa.
Nós não consumimos carbono somente na forma de combustíveis fósseis. Nas regiões tropicais, florestas valiosas estão sendo cortadas para produção de madeira e papel; para criar pastagens e terras cultiváveis; e, cada vez mais, para dar lugar a plantações para atender a crescente demanda por bio-combustíveis. Esta nova manifestação de nossa dependência ao carbono não só libera grande quantidade de CO2, mas também destrói um recurso valioso para a absorção do carbono da atmosfera, contribuindo ainda mais para as mudanças climáticas.
As conseqüências ambientais, econômicas e políticas do aquecimento global são profundas. Os ecossistemas, das montanhas aos oceanos, dos pólos aos trópicos, estão mudando rapidamente. As cidades de baixa altitude se vêem afetadas por inundações; as terras férteis se convertem em desertos; e o clima se torna cada vez mais imprevisível.
Todos pagaremos o preço. Os pobres serão os mais afetados pelos desastres produzidos pelos fenômenos atmosféricos e pela enorme inflação dos preços dos alimentos básicos. As nações mais ricas também sofrerão, frente a uma possível recessão econômica e aos conflitos mundiais pela posse dos recursos cada vez menos disponíveis. A amenização das mudanças climáticas, a erradicação da pobreza e a promoção da estabilidade econômica e política exigem uma única solução: acabar com a dependência do carbono. Este é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2008. O lema “Mude seus hábitos! Por uma economia com baixa emissão de carbono” reconhece quão prejudicial é nossa dependência e nos mostra o caminho que devemos seguir.
Diante da crise climática, as empresas e os governos estão começando a compreender que combater o aquecimento global pode reduzir os gastos e ativar a economia. Outra notícia ainda melhor é que já existem ou estão sendo desenvolvidas as tecnologias para conseguir que nosso consumo de combustíveis seja menos poluente e mais eficiente, aproveitando a energia renovável do sol, do vento e das ondas.
A mensagem do Dia Mundial do Meio Ambiente 2008 é que todos somos parte da solução. Seja como indivíduos, organizações, empresas ou governos, há muita coisa que podemos fazer para reduzir nosso rastro de carbono. Esta é a mensagem que todos devemos ter em nosso coração.
(Acesse o texto completo em espanhol ou em inglês )

Nenhum comentário: