segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia dos Pais

O Dia dos Pais foi criado nos Estados Unidos em 1909, quando a filha de um veterano da Guerra Civil, ouviu um sermão em homenagem às mães e teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria um dia especial para dedicar ao seu pai, militar, que criou sozinho os seis filhos após a morte da sua esposa. A filha, já adulta, se orgulhava de ver o pai superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém, demonstrando ser um homem destemido e amável. O primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
No Brasil, a Data é comemorada há pouco mais de 50 anos. A idéia de dedicar um dia especial aos pais foi de um publicitário. Originalmente, a homenagem era celebrada em 14 de agosto, que coincidia com o dia de São Joaquim. Hoje, festejada no país no segundo domingo de agosto, a data difere das comemorações americana e européia.
Mais de uma dezena de países comemoram o Dia dos Pais, cada um da sua maneira e tradição. No Reino Unido, a homenagem se dá no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em famílias. Os filhos agradam aos pais com cartões, não com presentes.
Na Argentina, a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes. Em Portugal, a comemoração acontece no dia 19 de março. Já no Canadá, a data é festejada em 17 de junho. A Alemanha não instituiu um Dia dos Pais oficial e comemora a data junto com a ressurreição de Jesus Cristo.
Mais importante que a forma da homenagem é o sentimento de reconhecimento que cada um de nós tem por nosso pai, por tudo que ele fez para que pudéssemos nascer e crescer com saúde, amor e afeto. O Dia dos Pais é um ótimo momento para agradecermos a ele por tudo que ele nos deu.
Muitas vezes não é possível ao nosso pai biológico realizar isso tudo em nossa vida. É aí que surgem avôs, tios, padrastos, irmãos que são verdadeiros pais: cuidam, protegem, educam e orientam. Não se esqueça deles!

Nenhum comentário: