terça-feira, 26 de agosto de 2008

Encerramento das Olimpíadas

As Olimpíadas de Pequim terminaram. Ao longo de 15 dias, foram distribuídas 906 medalhas ao todo, sendo que 81 países conseguiram pelo menos 1 delas. Cerca de 40 recordes mundiais foram quebrados e os homens provaram que ainda podem ser melhores, mais rápidos, mais precisos do que já foram. Milhares de atletas estiveram na China e tentaram ser o melhor. Nem todos conseguiram.
Muito além dos números grandiosos, as Olimpíadas nos trouxeram algumas lições importantes:

Precisamos lutar pelo que queremos. As glórias não vêm de maneira fácil.

Não é possível vencer sempre. As derrotas também são parte da vitória.

Ao longo da história da humanidade, muitas pessoas pensaram sobre isso, refletindo como o homem se relaciona com a vitória e a derrota. Veja alguns desses pensamentos para ajudar nossa reflexão:

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. (Confúcio)

Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade. (Cecília Meireles)

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muita para ser insignificante. (Charles Chaplin)

(texto elaborado para o dia 25/08/08)

Nenhum comentário: