quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, é marcada, na Igreja Católica, pelo rito de imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, como uma marca indicativa de um tempo de penitência e conversão. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça, como sinal de arrependimento perante Deus. As cinzas costumam ser obtidas pela queima dos ramos secos entregues nas paróquias e comunidades, que haviam sido abençoados e distribuídos no ano anterior, no Domingo de Ramos.
No momento da imposição de cinzas, o sacerdote pode pronunciar uma das seguintes frases bíblicas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15) ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19). Através desse simbolismo, os cristãos católicos são convidados a reconhecer com humildade seu estado de mortalidade e a revisar sua vida perante os valores perenes do Reino de Deus.
Hoje, rezamos para que Deus nos ajude a reconhecer nossos erros e a conduzir nossas vidas de acordo com os ensinamentos de Jesus: o amor acima de tudo.

(adaptado de textos de MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Guia de curiosidades católicas – causos, costumes, festanças e símbolos escondidos no seu calendário. Petrópolis: Vozes, 2007)

Nenhum comentário: