sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Quaresma

A Quaresma é um período de quarenta dias que antecede a Páscoa. É uma etapa de preparação para a celebração da Ressurreição de Jesus. Nesse período, a Igreja Católica convida seus fiéis à penitência e à meditação, através das práticas de jejum, abstinência, esmolas, caridade e oração.
O nome Quaresma vem da contração da palavra latina quadragésima, referente ao quarentésimo dia que encerrava esse período. O número quarenta tem um simbolismo próprio na tradição bíblica e, resumidamente, evoca um grande período de tempo. A duração de quarenta dias rememora os “quarenta anos” de peregrinação dos hebreus no deserto após sua saída do Egito e os “quarenta dias” de jejum passados no deserto por Jesus, entre seu batismo e o início de sua vida pública.
A prática da Quaresma vem dos primeiros séculos do cristianismo. No início, jejuava-se durante os dias que antecediam a Páscoa. Depois, a duração do jejum foi sendo ampliada, abrangendo toda a Quaresma. Atualmente, a Igreja católica recomenda aos seus fiéis não comer carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, ou de se abster de algo importante a que se está habituado, em sinal de penitência.
No entanto, a própria Igreja católica nos lembra que a verdadeira penitência quaresmal deve ser marcada pelo esforço de deixarmos para trás nosso “homem velho e pecador”, o egoísmo e o orgulho, bem como pelo corajoso empenho de seguir os passos de Jesus. Os outros sinais penitenciais – sacrifícios, privações – serão verdadeiros quando forem sinais desse esforço.
Essa é a verdadeira dimensão quaresmal de oração, jejum e esmola: união com Deus, união com Cristo redentor, união com os irmãos.
E você? Tem alguma coisa em sua vida, em suas atitudes, que está em desacordo com os mandamentos de Deus? O que você precisa mudar em sua vida para que se torne um verdadeiro discípulo de Jesus?

(adaptado de textos de MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Guia de curiosidades católicas – causos, costumes, festanças e símbolos escondidos no seu calendário. Petrópolis: Vozes, 2007. e MADURGA, Joaquín. Celebrar a Salvação – iniciação à liturgia. São Paulo: Paulus, 1999.)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, é marcada, na Igreja Católica, pelo rito de imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, como uma marca indicativa de um tempo de penitência e conversão. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça, como sinal de arrependimento perante Deus. As cinzas costumam ser obtidas pela queima dos ramos secos entregues nas paróquias e comunidades, que haviam sido abençoados e distribuídos no ano anterior, no Domingo de Ramos.
No momento da imposição de cinzas, o sacerdote pode pronunciar uma das seguintes frases bíblicas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15) ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19). Através desse simbolismo, os cristãos católicos são convidados a reconhecer com humildade seu estado de mortalidade e a revisar sua vida perante os valores perenes do Reino de Deus.
Hoje, rezamos para que Deus nos ajude a reconhecer nossos erros e a conduzir nossas vidas de acordo com os ensinamentos de Jesus: o amor acima de tudo.

(adaptado de textos de MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Guia de curiosidades católicas – causos, costumes, festanças e símbolos escondidos no seu calendário. Petrópolis: Vozes, 2007)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A folha amassada

Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva à menor provocação.
Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva. Ele me entregou uma folha de papel lisa e me disse:
- Amasse-a!
Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
- Agora, deixe-a como estava antes. Voltou a dizer-me.
Óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas.
O professor me disse, então:
- O coração das pessoas é como esse papel. A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.
Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de “estourar”, lembro daquele papel amassado. As marcas que deixamos nas pessoas com nossas explosões são muito difíceis de apagar.
(autor desconhecido)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Obrigado. amigo!

Pela amizade que você me devota,
por meus defeitos que você nem nota...
Por meus valores que você aumenta,
por minha fé que você alimenta...
Por esta paz que nós nos transmitimos,
por este pão de amor que repartimos...
Pelo silêncio que diz quase tudo,
por este olhar que me reprova mudo...
Pela pureza dos seus sentimentos,
pela presença em todos os momentos...
Por ser presente, mesmo quando ausente,
por ser feliz quando me vê contente...
Por esse olhar que diz "Amigo, vá em frente!"
Por ficar triste, quando estou tristonho,
por rir comigo quando estou risonho...
Por repreender-me, quando estou errado,
por meu segredo, sempre bem guardado...
Por seu segredo, que só eu conheço,
e por achar que apenas eu mereço...
Por me apontar pra DEUS a todo o instante,
por esse amor fraterno tão constante...
Por tudo isso e muito mais, eu digo:
"DEUS TE ABENÇOE, AMIGO!"
(autor desconhecido)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ajuda-me

Senhor, ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes
e a não dizer mentiras para obter aplausos dos frágeis.
Se me dás fortuna, não me tires a razão.
Se me dás êxito, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me sempre a ver o outro lado da medalha,
E não me deixes acusar de traição os outros que não pensam como eu.
Ensina-me a querer as pessoas como a mim mesmo e a não julgar-me a mim e nem aos outros.
Não me deixes cair no orgulho, se triunfo, nem no desespero, se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede o triunfo.
Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se me tiras o êxito, deixa-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender alguém, dá-me brio para desculpar-me.
E se o outro me ofende, dá-me brio para perdoar.
Senhor, se eu me esqueço de ti, nunca te esqueças de mim!
(Mahatma Gandhi)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Duplo silêncio

Dois amigos cultivavam o mesmo campo de trigo, trabalhando arduamente a terra com amor e dedicação, numa luta estafante, às vezes inglória, à espera de um resultado compensador. Passam-se anos de pouco ou nenhum retorno. Até que um dia, chegou a grande colheita. Perfeita, abundante, magnífica, satisfazendo os dois agricultores que a repartiram igualmente, eufóricos. Cada um seguiu o seu rumo.
À noite, já no leito, cansado da brava lida daqueles últimos dias, um deles pensou:
- "Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma companheira fiel e cúmplice. Eles me ajudarão no fim da minha vida. O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte a apoiá-lo. Com certeza, vai precisar muito mais do dinheiro da colheita do que eu".
Levantou-se silencioso para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de trigo na carroça e saiu.
Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro não conciliava o sono, questionando:
- "Para que preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e não penso mais em me casar. As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, com uma família numerosa para manter".
Não teve dúvidas: pulou da cama, encheu a sua carroça com a metade do produto da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do outro. O entusiasmo era tanto que não dava para esperar o amanhecer.
Na estrada escura e nebulosa daquela noite de inverno, os dois amigos encontraram-se frente a frente. Olharam-se espantados. Mas não foram necessárias as palavras para que entendessem a mútua intenção.
(lenda judaica)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A rocha no caminho

Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles sequer tentou remover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou para pegar a sua carga de vegetais e notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro e um bilhete escrito pelo rei que dizia:
"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição."
(autor desconhecido)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O mandarim e o alfaiate

Um dia um homem recebeu a notícia de que acabara de ser nomeado mandarim. Ficou tão eufórico que quase não se conteve:
- Serei um grande homem agora - disse a um amigo. - Preciso de roupas novas imediatamente, roupas que façam jus à minha nova posição na vida.
- Conheço o alfaiate perfeito para você - replicou o amigo. - É um velho sábio que sabe dar a cada cliente o corte perfeito. Vou lhe dar o endereço.
E o novo mandarim foi ao alfaiate, que cuidadosamente tirou suas medidas. Depois de guardar a fita métrica, o homem disse:
- Há mais uma informação que preciso ter. Há quanto tempo o senhor é mandarim?
- Ora, o que isso tem a ver com a medida do meu manto? - perguntou o cliente surpreso.
- Não posso fazê-lo sem obter esta informação senhor. É que um mandarim recém-nomeado fica tão deslumbrado com o cargo que mantém a cabeça altiva, ergue o nariz e estufa o peito. Assim sendo, tenho que fazer a parte da frente maior que a de trás. Anos mais tarde, quando está ocupado com o seu trabalho e os transtornos advindos da experiência o tornam sensato, ele olha adiante para ver o que vem em sua direção e o que precise ser feito a seguir. Aí então, eu costuro o manto de modo que a parte da frente e a de trás tenham o mesmo comprimento. E mais tarde, depois que o senhor está curvado pela idade e pelos anos de trabalho cansativo, sem mencionar a humildade adquirida através de uma vida de esforços, então faço o manto de modo que as costas fiquem mais longas que a frente. Portanto, tenho que saber se há quanto tempo o senhor está no cargo para que a roupa lhe assente apropriadamente.
O novo mandarim saiu da loja pensando menos no manto e mais no motivo que levara seu amigo a mandá-lo procurar exatamente aquele alfaiate.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mandamentos da Harmonia

Você deve estar na maior harmonia em suas relações com as outras pessoas do mundo.
Você dever ser amistoso para com as pessoas com quem lida.
Você não deve ser hostil a nenhuma pessoa
Você não deve abrigar ódio em sua mente.
Você não deve tratar ninguém com desprezo.
Você não deve fazer mal a ninguém.
Você não deve enganar os outros.
Você não deve apropriar-se de coisas que pertencem às outras pessoas.
(Krishnananda, mestre hindu)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quando julgamos

O que julgamos ser óbvio, quase nunca o é em verdade.
O que julgamos ser verdade, quase nunca o é em absoluto.
O que julgamos ser absoluto, quase nunca o é para sempre.
O que julgamos ser para sempre, quase nunca vai além do amanhã.
O que julgamos ser até amanhã, quase nunca chega até lá de fato.
Quando julgamos, quase sempre o fazemos com nossos sentimentos e sem ter o conhecimento de todo o contexto, nos falta compreender o que seja a transitoriedade da vida.
Por isso, na grande maioria das vezes, erramos.
(Sérgio Rossetto)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Superação

É enfrentando as dificuldades que você fica forte.
É superando seus limites que você cresce.
É resolvendo problemas que você desenvolve a maturidade.
É desafiando o perigo que você descobre a coragem.
Arrisque e descobrirá como as pessoas crescem quando exigem mais de si próprias.

(Roberto Shinyashiki)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Há sempre alguém

Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte.
Há pessoas tímidas que precisam de alguém que as ajude a vencer a timidez.
Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para brincar.
Há pessoas com medo que precisam de alguém para lhes dar a mão.
Há pessoas fortes que precisam de alguém que as faça pensar na melhor maneira de usarem a sua força.
Há pessoas habilidosas que precisam de alguém para ajudá-las a descobrir a melhor maneira de usarem a sua habilidade.
Há pessoas que julgam que não sabem fazer nada e precisam de alguém que as ajude a descobrir o quanto sabem fazer.
Há pessoas apressadas que precisam de alguém para lhes mostrar tudo o que não têm tempo para ver.
Há pessoas impulsivas que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros.
Há pessoas que se sentem por fora e precisam de alguém que lhes mostre o caminho de entrada.
Há pessoas que dizem que não servem para nada e precisam de alguém que as ajude a descobrir como todas essas pessoas precisam de alguém.
Talvez de você...
(autor desconhecido)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Três coisas

De tudo, ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar...
Façamos...
Da interrupção, um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!

(Fernando Sabino)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um homem e uma lanterna

Aquele homem simples que nem sequer sabia falar, tinha uma luz naquela hora e naquele lugar. E você não tinha. Seu carro enguiçou e, se não fosse por ele, você teria que dormir na estrada perigosa. Mas ele veio todo humilde, falando errado, mas agindo certo, com sua luz salvadora. Levou você a quem podia consertar seu carro e devolver você ao caminho. Não fez nenhum discurso: só iluminou sua estrada. Você era o doutor e ele o iletrado e o inculto. Mas quem ficou sem luz foi você, não ele. Quem ficou nas trevas foi você, não ele.
Quem precisou foi você, não ele. A luz dele salvou você. Da próxima vez que achar que só você é um iluminado lembre-se daquele homem simples. Ele também, na hora certa e do jeito certo, iluminou você. A nosso modo todos temos as nossas trevas, e à modo deles, os outros têm as suas luzes. Por isso, dialogue e aprenda sempre. Você nunca sabe quando vai precisar da luz dos outros. Quem acha que já tem em casa todas as luzes de que precisa, não entendeu a vida. Nunca seremos iluminadores se não nos deixarmos iluminar.
(Pe. Zezinho, scj)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Os dez mandamentos da serenidade

Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema de minha vida, todo de uma vez.
Só por hoje terei o máximo de cuidado com o modo de tratar os outros: serei delicado nas minhas maneiras, não criticarei ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim mesmo.
Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo, mas também neste.
Só por hoje me adaptarei às circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.
Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, pois, assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a minha alma.
Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.
Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
Só por hoje farei um programa bem completo de meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E evitarei dois males: a pressa e a indecisão.
Só por hoje serei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de crer na bondade.
(Papa João XXIII)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ajuda-me

Ajuda-me, ó Deus, a ser um bom e verdadeiro amigo, a ser sempre leal e não faltar aos meus amigos.
A não falar deles pelas costas, de um modo que eu não falaria na sua presença.
A jamais trair sua confiança ou dizer coisas sobre as quais eu deva silenciar.
A sempre estar pronto para dividir o que tiver.
A ser tão verdadeiro com eles como gostaria que fossem comigo.
Peço isso pelo amor daquele que é o maior e o mais verdadeiro dos amigos: pelo amor de Jesus.
Amém.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sinais de Deus

Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o a sua presença e lhe perguntou:
- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?
O fiel de Deus respondeu:
- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.
- Como assim? - indagou o chefe, admirado.
O servo humilde explicou-se:
- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?
- Pela letra.
- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?
- Pela marca do ourives.
O empregado sorriu e acrescentou:
- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?
- Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido.
Então, o velho convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!
Nesse momento, o caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

(autor desconhecido)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Recomeçando...

Depois das merecidas férias, estamos recomeçando mais um ano letivo. Novas turmas, novos colegas, novos professores, mas também colegas já conhecidos, professores queridos. É bom começar um ano novo, mas também é bom reencontrar velhos amigos.
Então, que seja assim: um reinício cheio de coisas novas e boas, mas acompanhado dos bons e velhos amigos.
A gente se encontra todo dia na Oração do Dia na sala de aula e aqui, quando você quiser relembrar as mensagens ou enviá-las a alguém.
Um bom ano de 2009 pra você!

Equipe do Serviço de Ação Pastoral
Escola Sagrada Família