quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde 2010: "Urbanização e Saúde"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra todos os anos, em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. A cada ano um tema diferente é escolhido para que seja cenário de debates, buscando promover a sensibilização entre os países. Em 2010 o tema será urbanização e saúde, com o lema “Mil cidades, mil vidas”, que põe em evidência os efeitos que as cidades (a urbanização) tem na saúde e na qualidade de vida humanas. A campanha propõe iniciativas para que as cidades se transformem em lugares mais saudáveis.
Os objetivos mundiais da campanha são:
- Mil cidades: abrir os espaços públicos para a saúde, para realizar atividades nos parques, campanhas de limpeza ou ainda fechar parte das ruas ao trânsito de veículos motorizados.
- Mil vidas: reunir mil relatos de promotores da saúde urbana que, por suas iniciativas, tenham promovido um impacto considerável na saúde de suas cidades.
A Região da América Latina e do Caribe é a mais urbanizada do mundo, com mais de três quartos de seus habitantes (433 milhões) concentrados nas cidades. É também a região com as maiores desigualdades do mundo, com mais de 190 milhões de pessoas em situação de pobreza, que vivem em locais com problemas relacionados à urbanização rápida e não planejada.
A OMS lançou uma campanha que está sendo difundida em todo mundo, e inclui a realização de vários eventos e concursos mundiais com o objetivo de incentivar as autoridades federais, estaduais e municipais a desenvolverem ações efetivas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus cidadãos.
(adaptado de textos da Organização Mundial da Saúde, disponíveis aqui e aqui )

Nenhum comentário: