sexta-feira, 14 de maio de 2010

Eucaristia e família (CEN 05)

“O Senhor Jesus quis instituir o sacramento da Eucaristia por ocasião de um importante encontro familiar: a Ceia pascal. E naquela ocasião sua família foram os Doze, que com Ele viviam há três anos. Por muito tempo, nos inícios da Igreja, era em casas de família que outras famílias se reuniam para a “fração do pão”. Cada altar será sempre uma mesa, em torno da qual se congrega mais ou menos numerosa uma família de irmãos”. (Homilia do Papa João Paulo II na Missa para as famílias, no Rio de Janeiro em 1º de julho de 1980).
A família cristã se revela como verdadeira igreja doméstica, autêntica célula da comunidade eucarística. Nela se celebra o amor, vive-se cotidianamente o lava-pés, onde o cuidado do Senhor por todos e cada um dos seus membros, sobretudo pelos filhos, transparece em todo o seu vigor.
Como sabemos, a principal missão da família cristã no mundo contemporâneo é colocar seus dons e talentos à disposição da construção do Reino de Deus, professando com ardor que, quando todos e cada um dos membros da família permanecem assíduos na oração, na participação na comunhão eucarística e no exercício da caridade, o Espírito Santo desce sobre nossos lares e faz de nós uma igreja doméstica, uma comunidade cristã.
Diante do Altar do Senhor, somos chamados a reconhecer que a família, célula vital da sociedade, é a fonte originária da paz no mundo. Se não há paz na família, não haverá paz no mundo. Se as famílias forem um amável remanso de paz e de alegria, o mundo converter-se-á num oceano de paz.
(adaptado de texto elaborado pelo site do Congresso Eucarístico Nacional, disponível aqui )

Nenhum comentário: