quinta-feira, 20 de maio de 2010

Testemunhas através da solidariedade no sofrimento (SOUC 4)

Em anos recentes, dois acontecimentos que tiveram lugar na Escócia puseram subitamente esse pequeno país no centro das atenções dos meios de comunicação. O ataque com bomba a um avião sobre Lockerbie e o massacre de crianças numa escola chamaram a atenção para este país, que sempre guardará lembrança da terrível perda de vidas humanas. Os dois eventos causaram sofrimento e inimaginável angústia a um grande número de pessoas e as consequências foram sentidas muito além das fronteiras físicas dos dois lugares de desastre. Pessoas inocentes encontraram a morte em circunstâncias horríveis. Seguindo as pegadas do Senhor, os cristãos que buscam a plena unidade mostram sua solidariedade àqueles que entre eles se defrontam com trágicas situações de sofrimento, proclamando que o amor é mais forte do que a morte. Foi da extrema humilhação do túmulo que a ressurreição se tornou um novo sol para a humanidade, um clamoroso anúncio da vida, do perdão e da imortalidade.

Oração
Deus, nosso Pai, olha com compaixão nossas situações de pobreza, sofrimento, pecado e morte; nós te pedimos perdão, cura, conforto e apoio em nossas dificuldades. Nós te agradecemos por todos aqueles que conseguem ver a luz em sua aflição. Possa o teu Divino Espírito nos ensinar a grandeza da compaixão e nos ajudar a ficar ao lado de nossos irmãos e irmãs em dificuldade. Cheios desse Espírito, possamos unidos proclamar e partilhar com o mundo a vitória de teu Filho, que vive para sempre.

(texto adaptado dos “Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”elaborado pela Igreja católica, disponível aqui )

Nenhum comentário: