quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Casal missionário recupera meninos de rua (Mês Missionário 04)

Resgatar crianças pelas ruas de um país no qual a pobreza e a ignorância formam um círculo vicioso: este é o ideal de Artur Mottola, psicólogo de 47 anos, e Victória, sua esposa, há 15 anos vivendo em Yacuiba, Bolívia, onde fundaram um centro de acolhida para jovens, chamado Anjo da Guarda. A motivação que impulsiona este casal é seguir Jesus pobre, servo e sofredor, compartilhando diretamente a vida dos últimos, como uma verdadeira Missão. Deixaram sua Pátria, a Itália, confiantes de terem sido chamados a viver esta realidade, diante das grandes necessidades das crianças da América Latina. Na Bolívia, estima-se que 800 mil crianças e adolescentes são objeto de diversos tipos de exploração: trabalho infantil, sexo, narcotráfico...
“Estamos tentando enfrentar esta situação em diversos setores: reabilitação dos jovens dependentes de drogas, crianças abandonadas nas ruas, menores com necessidades especiais... Abrimos também um centro de acolhida diurno, que favorece as famílias que não têm com quem deixar os filhos, enquanto os pais trabalham.”
No início, esta obra contava com 30 crianças, e tem atingido quase uma centena nos últimos meses. As famílias também estão se beneficiando com a segurança de manter seus filhos resguardados no centro diurno. “Temos vivido momentos intensos de fraternidade e de amizade com essas famílias. Desejamos, com a nossa presença, ser um testemunho de que o amor cristão pode construir soluções e alternativas que o Estado não consegue oferecer.”
(adaptado de texto da revista Mundo e Missão, outubro de 2008, reproduzido no folder “Celebrações Missionárias 2009”, elaborado pelas Pontifícias Obras Missionárias, disponível aqui )

Nenhum comentário: