terça-feira, 27 de outubro de 2009

A ecologia pelo avesso (I) (Mês Missionário 06)

No norte de Burkina Fasso, na África, terras queimadas pelo sol, multidões de retirantes que se deslocam na noite (de dia o calor atinge os 42-45 graus na sombra) em direção aos campos de refugiados do sul. O deserto traga as pequenas cidades como Dori, Oahigouya, Ziniaré. Não há água, os leitos dos rios estão ressequidos, as bombas, nas aldeias, em grande parte, quebradas.
Nesta situação apocalíptica, em duas regiões os campos ostentavam o seu verde. Por toda parte açudes e canais cheios de água, roças e chácaras cultivadas, barreiras de árvores contra o vento carregado de areia do deserto. No meio, as fazendas-escola de Goundi e de Nanoro onde, há 40 anos, os Irmãos da Sagrada Família de Chieri (Itália) ensinam a rapazes e moças como segurar e conservar a água, adubar e cultivar o terreno, criar animais domésticos, consertar as bombas dos poços.
Os Irmãos da Sagrada Família de Chieri, rijos camponeses italianos piemonteses, fundaram duas fazendas-escola, nas quais hospedam 30 rapazes e 30 moças durante três anos. Encaminham-nos aos trabalhos agrícolas e depois os mandam de volta a suas aldeias, ajudando-os a fundar cooperativas e a transmitir aos outros os ensinos recebidos. O Ir. Silvestre, o mítico fundador da fazenda-escola de Goundi, dizia-me: – As maiores dificuldades encontradas não são as de caráter técnico. Os jovens africanos têm uma inteligência pronta, viva, aprendem logo. O problema dos problemas é a resistência do ambiente à introdução de novas técnicas, o peso dos idosos que defendem a tradição, a mentalidade comum avessa às mudanças. Precisa paciência, amizade, educação. É preciso dar tempo ao tempo.
O ministro da agricultura de Burkina Fasso disse: – Se, em lugar de duas fazendas-escola, tivéssemos 50 ou 60, o problema seca não existiria.
(adaptado de texto do padre Piero Gheddo, reproduzido no folder “Celebrações Missionárias 2009”, elaborado pelas Pontifícias Obras Missionárias, disponível aqui )

Nenhum comentário: