quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O burro

No tempo em que não havia automóveis, na cocheira de um famoso palácio real, um burro de carga curtia imensa amargura, em vista das gozações dos companheiros. Um formoso cavalo árabe, ganhador de muitos prêmios, reparando o pêlo maltratado, as cicatrizes do lombo e a cara tristonha do burro, aproximou-se e disse, orgulhoso:

- Triste sina a que recebeste! Não invejas minha posição nas corridas? Sou acariciado por mãos de princesas e elogiado pela palavra dos reis!
- Imagina! - exclamou um potro de origem inglesa - Como conseguirá um burro entender o brilho das apostas e o gosto da caça?
O burro recebia os sarcasmos, resignadamente. Outro soberbo cavalo, de procedência húngara, entrou no assunto:
- Há dez anos, quando me ausentei de pastagem vizinha, vi este miserável sofrendo rudemente nas mãos do bruto amansador. É tão covarde que não chegava a reagir, nem mesmo com um coice. Não nasceu senão para carga e pancadas. É vergonhoso suportar-lhe a companhia.
As observações insultuosas não haviam terminado, quando o rei entrou no recinto.
- Preciso de um animal para serviço de grande responsabilidade - informou o monarca ao chefe das cavalariças - um animal dócil e educado, que mereça absoluta confiança.
- Que tal o cavalo árabe, Majestade? – perguntou o empregado.
- Não, não - falou o soberano - é muito altivo e só serve para corridas em festejos oficiais sem maior importância.
- Não quer o potro inglês?
- De modo algum. É muito irrequieto e não vai além das extravagâncias da caça.
- E o húngaro?
- Não, não. É bravio, sem qualquer educação. É apenas um pastor de rebanho.
Decorridos alguns instantes de silêncio, o soberano indagou:
- Onde está meu burro de carga?
O chefe das cocheiras indicou-o, entre os demais. O próprio rei puxou-o carinhosamente para fora, mandou enfeitá-lo com as armas resplandecentes de sua Casa e confiou-lhe o filho ainda criança, para longa viagem. E ficou tranqüilo, sabendo que poderia colocar toda a sua confiança naquele animal...
(autor desconhecido;adaptado de texto disponível aqui )

Nenhum comentário: