terça-feira, 9 de março de 2010

Em busca do bem comum (CFE 06)

Bem comum é o conjunto de condições sociais que permitem e favorecem às pessoas o desenvolvimento integral da personalidade. O papa Pio XII dizia que a riqueza de uma nação não se mede por critérios quantitativos, mas pelo bem-estar de seu povo. O bem comum refere-se à existência dos bens necessários ao desenvolvimento da pessoa e à possibilidade real de todas as pessoas terem acesso a tais bens. Isso requer um empenho social e o desenvolvimento de grupos e das pessoas individualmente, implicando a existência de paz, estabilidade e a segurança de uma ordem justa. O bem comum envolve todos os membros da sociedade, ninguém estando isento de cooperar, participar e desenvolver, de acordo com suas próprias possibilidades.
Para se estender a conciliação entre o bem comum e o bem particular, é indispensável o exercício de duas virtudes: a caridade e a justiça. A primeira ensina a vencer o egoísmo e incute a consciência de sociedade, que une todas as pessoas. A segunda estabelece o reconhecimento e o respeito aos direitos do “outro”, seja este o indivíduo, um grupo social ou a própria sociedade.
E você, em suas atitudes, procura construir o bem comum? Na família, busca o bem de todos os seus familiares? E na escola, preocupa-se com o bem estar de seus colegas?
(texto adaptado do Manual da Campanha da Fraternidade 2010)

Nenhum comentário: