terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente 2010

No próximo dia 05 de junho, comemoraremos o Dia Mundial do Meio Ambiente, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1972. Neste ano, o tema será “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”. Este tema reflete o apelo em favor da conservação da diversidade de vida no nosso planeta, compartilhado por milhões de pessoas e milhões de espécies. Se agirmos juntos poderemos todos desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.
Você sabia que você é um em um milhão? Ou, mais precisamente, uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta? Mesmo assim, humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população. Enquanto isso, muitas outras estão se extinguindo. Sabe-se que um total de 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.
A razão? A atividade humana. Em busca do desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós pisamos no acelerador e provocamos um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural.
Consequentemente, nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder a variedade de vidas do nosso planeta - conhecida como "biodiversidade". Ela nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida, mas tem. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia da vida, o resultado pode ser catastrófico.
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, podemos empregar o nosso poder individual e coletivo para deter a extinção das espécies. Atividades de conservação já previniram o desaparecimento de espécies e restauraram habitats naturais vitais do mundo. No Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos determinar a fazer muito mais pela biodiversidade, para assim vencermos a corrida contra a extinção!
(adaptado de texto produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, disponível aqui )

Nenhum comentário: