segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Semana do Estudante 2010: "Juventude: muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência"

Desde 2003, a Pastoral da Juventude da Igreja católica promove a Semana do Estudante, um exercício ousado de cidadania a partir do Protagonismo Estudantil: que o jovem assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha, a partir de um dos seus chãos, que é a escola. O objetivo da Semana do Estudante é ser sinal de esperança e anúncio de vida entre os jovens e, sobretudo, profetizar, denunciando as injustiças e apontando os caminhos de construção do “Outro Mundo Possível” que tanto desejamos.
Em 2010, as atividades acontecerão de 09 a 15 de Agosto, com os seguintes tema, lema e eixos:
TEMA: “Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos.” Com esse tema desejamos discutir o papel da juventude na transformação da sociedade brasileira, enfocando aqui a cultura. Instiga a expor nossos traços de várias maneiras, enriquecendo-os com nossa fé, a fim de propor uma nova forma de tratar nossas origens e perceber como, ao longo da história, fomos excludentes ou minimizados através da opressão e violência.
LEMA: “Juventude, muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência!”. É inspirado no trecho bíblico do relato das primeiras comunidades (At 2, 42-47), refletindo como a cultura pode contribuir no processo educativo, valorizando e fomentando as diversas expressões culturais do povo.
EIXOS: Sentido de Pertença, Valorização e Manifestação. É a tentativa de valorizar as muitas caras e cores da juventude e mostrar como o pertencimento a uma cultura, a valorização e a manifestação das identidades dela, são instrumentos eficazes para a superação da violência e construção da Paz.
Juventude espalhada pelo Brasil, essa semana só é possível quando cada um de nós ajuda a construí-la. Contamos com vocês para construirmos uma linda história que tome conta de todos os palcos desse país!
(adaptado do subsídio para a Semana do Estudante 2010, disponível aqui )

Nenhum comentário: