sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Semana Nacional da Vida: "Vida, Ecologia e Meio Ambiente"

A Semana Nacional da Vida é promovida todo ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pretende ser uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse dom precioso que recebemos de Deus: a vida. De modo especial, a Igreja quer salientar o valor sagrado da vida humana e da sua dignidade, sem nos esquecermos de todas as suas demais dimensões. É nossa missão reafirmar a importância inestimável da vida, diante de tantas ameaças que ela vem sofrendo. A vida é o fundamento sobre o qual se apóiam todos os demais valores.
Para este ano, foi escolhido o tema “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”. O Papa João Paulo II falava da necessidade de uma ecologia humana. Respeitar a natureza, as águas dos rios, as florestas, as espécies animais, o ar, é fundamental. Do mesmo modo, nós devemos entender que é necessário respeitar limites quando se trata da existência humana. A ecologia humana significa uma atenção para preservar a dignidade humana, para que o homem não vire um animal que se devora um ao outro.
Ao enfrentar os desafios apresentados pelo meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável, somos chamados a promover e a cuidar das condições morais para uma autêntica “ecologia humana”, que exige um relacionamento responsável não somente com a criação, mas inclusive com o nosso próximo – de perto e de longe, no espaço e no tempo – e também com o Criador.
(adaptado de texto de padre Luiz Antonio Bento, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB; disponível aqui )

Nenhum comentário: