quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra

Hoje comemoramos em todo país o Dia Nacional da Consciência Negra. A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares - foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com a destruição do quilombo.
Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de locais de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
Por que um dia da consciência negra? A data vem crescendo e substituindo o 13 de maio, dia da abolição da escravatura, considerado pelos historiadores como uma imposição britânica. O 20 de novembro, portanto, “fala” mais alto aos negros.
Muitos não concordam com essa data, muito menos com sua transformação em feriado em estados e muitas cidades. Minha opinião é diferente. Acho que, só pelo que o negro passou na escravidão, já se justificaria essa lembrança. Como forma de celebrar sua importância na construção desse país e repararmos as atrocidades praticadas. Mas não é só passado. Ainda hoje os (agora chamados) afrodescendentes são vítimas de discriminação. São notícias, por exemplo, pesquisas apontando que as principais causas de morte de negros no Brasil são externas, como homicídios, enquanto as de brancos são doenças. Também se revelou a menor escolaridade que reflete numa menor ocupação em cargos de direção. Então se faz necessário analisar essa realidade e buscar meios de superá-la.
Por tudo isso, a nomenclatura também me parece adequada. Hoje é dia de se expurgar qualquer baixa auto-estima, ainda existente, de que negro seja uma espécie de segunda categoria, menos inteligente ou trabalhador. É dia de valorizar a maneira negra de ser: expansiva, alegre, criativa, forte! Isso é importante não só para quem é negro, mas para toda nossa sociedade.

(adaptado de textos do jornalista Osvaldo Luiz e do site IBGE Teen)

Nenhum comentário: