segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Dia de Todos os Santos e Dia de Finados

Nos dias 1 e 2 de novembro, a Igreja relembra todos aqueles que já passaram por esta vida, sejam eles santos, isto é, que tenham morrido na graça de Deus, ou aqueles que em suas vidas não viveram plenamente os mandamentos de Deus. Nesses dois dias em especial, somos convidados a rezar por todos eles.
Por tradição, o Dia de Finados é um dia de visita aos cemitérios, de enfeitar com flores os túmulos dos entes queridos, de participar das missas celebradas nesse dia. Mas, além disso tudo, estão dois aspectos muito importantes:
O primeiro é de nos lembrarmos da finitude da vida, que a morte é inevitável a todos nós. Deus nos deu esta vida para que a vivêssemos em plenitude, que significa viver o amor acima de tudo. Mas ela não irá durar para sempre. Por isso, precisamos rever o que gostaríamos e precisaríamos mudar em nossas vidas. Estamos realmente fazendo isso?
O segundo aspecto importante é lembrarmos de todos que viveram neste mundo antes de nós. Muitos nós conhecemos, foram próximos a nós. Por isso, sentimos saudades, nos entristecemos por sua ausência. Mas muitos outros viveram antes, nem sequer os conhecemos, mas também ajudaram a construir a vida que temos hoje. Devemos lembrar de todos eles com gratidão. Temos um sentimento de agradecimento a todos os nossos antepassados?

Nenhum comentário: