quinta-feira, 4 de junho de 2009

Olhos amigos

Bem-aventurado quem sabe olhar os outros com olhos amigos, e acolher cada pessoa sem preconceito de cultura, de religião ou de raça.
Bem-aventurado quem se empenha em viver em harmonia com os familiares, os vizinhos, os colegas, os estrangeiros, superando as dificuldades inerentes ao relacionamento humano.
Bem-aventurado quem não cultiva rancores, quem não se importa com palavras e gestos desagradáveis e não constrange os outros a viverem de acordo com os seus próprios costumes.
Bem-aventurado quem se comunica com respeito e com doçura, ouvindo as razões expressas pelos outros, em especial as dos mais humildes.
Bem-aventurado quem é benevolente consigo mesmo, quem convive serenamente com os próprios limites e não se assusta com os limites que percebe nos outros.
Bem-aventurado aquele que sabe levar sempre o bem no intuito de construir um mundo sereno e positivo, no qual cada um possa sentir-se bem.
Bem-aventurado quem sabe acolher o valor das diferenças que caracterizam cada homem e cada mulher, porque eles manifestam o nome com o qual Deus chama cada um de nós.
Bem-aventurado quem cultiva no coração o sonho de deixar emergir as cores das nossas diferenças, para ver aparecer no céu um grande arco-íris, sinal de fraternidade e de paz, que vestirá de luzes e de cores o mundo inteiro.

(G. Q.; texto disponível aqui )

Nenhum comentário: