sexta-feira, 5 de junho de 2009

Padre Luís Caburlotto

No dia 07 de junho, comemoramos o nascimento do Padre Luís Caburlotto, fundador do Instituto das Filhas de São José, do qual a nossa escola faz parte. Luigi Caburlotto nasceu em Veneza, na Itália, em 1817, filho de um gondoleiro. Como sacerdote, preocupou-se com a situação social e moral da população, especialmente as crianças e jovens abandonados. Por causa do que via nas ruas de sua cidade, criou obras de caridades e escolas com o apoio de algumas catequistas, que seriam as primeiras Filhas de São José. Padre Luís dedicou sua vida à educação das crianças e jovens, sendo chamado de “apóstolo da educação”. Morreu em 9 de julho de 1897.
Em 1994, ao proclamar as virtudes heróicas de padre Luís Caburlotto, o papa João Paulo II, afirmou que padre Luís “deixou-se conduzir, em tempos difíceis, pelo apelo evangélico de fazer-se educador, pai das crianças e dos jovens provados pela pobreza e o abandono. A experiência ensinara-lhe quanto são importantes a educação e a instrução escolar, também em vista da evangelização. Por isso, dedicou-se com incansável zelo à fundação de escolas populares e de institutos de formação.” Para padre Luís, “educar é arte do coração”.

Rezemos hoje por todas as pessoas que continuam a obra de padre Luís, para que Deus lhes dê forças e perseverança. E pelas crianças e jovens atendidos pelas obras de padre Luís em todo o mundo, e por suas famílias, para que realizem em suas vidas o ideal de padre Luís de serem bons cristãos e honestos cidadãos.

(adaptado de texto disponível no site do Instituto das Filhas de São José na Itália )

Nenhum comentário: