segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia Mundial da Água (22 de março)

No último domingo, dia 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água, criado pela Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993. E nada melhor do que a data para lembrar que o recurso deve ser economizado sempre, todos os dias do ano. Apesar de dois terços do Planeta Terra serem constituídos de água, apenas 0,03% deste total é potável, o que significa que, se não existir conscientização das pessoas, haverá uma grave crise em pouco tempo. Nas grandes cidades, o consumo diário per capita chega a 500 litros.

Como economizar

Na cozinha: deixar a louça de molho por alguns instantes, para ajudar a soltar um pouco a sujeira e molhar a bucha que ensaboará as peças. Abrir a torneira apenas para enxaguar as louças. Se usar a máquina de lavar louças, ligá-la apenas quando toda a capacidade estiver preenchida, a fim de evitar o desperdício de água e de energia elétrica. Para lavar as verduras, prefira uma bacia com água e use a água corrente apenas para "enxaguá-las".
Na área de serviço: deixar as roupas de molho antes da lavagem para retirar um pouco a sujeira e facilitar o trabalho. A água do molho pode ser usada para esfregar as peças. A abertura da torneira deve ser feita apenas no enxague. Se usar máquina de lavar roupas, ligar o aparelho apenas quando toda a capacidade estiver preenchida.
No quintal: quem gosta de plantas, deve preferir as espécies que necessitam de pouca água, como as bromélias, pinheiros e violetas. Evite molhá-las em excesso ou em momentos muito quentes do dia, o que fará com que a água seja absorvida sem chegar à raiz. Regar a base das plantas, e não as folhas. Aproveite a água da chuva para regar as plantas ou lavar a calçada, armazenando-a em recipientes fechados, para evitar que o mosquito da dengue faça a "festa" no local.
No banheiro: tome banhos curtos e feche a torneira enquanto se ensaboa, escova os dentes ou se barbeia. Os vazamentos e torneiras que pingam devem ser consertados rapidamente.

(adaptado de texto do UOL Economia, disponível aqui)

Nenhum comentário: