segunda-feira, 16 de março de 2009

São José: opção pela vida

Nesta semana comemoramos o patrono de nossa escola, São José. Para marcar a data, faremos um tríduo preparatório, relembrando aspectos da vida de José que podem servir como exemplo para que vivamos o compromisso com o Evangelho. No dia de hoje, o tema é “Opção pela vida”.
Num mundo marcado por situações de “morte”, queremos anunciar a “vida”. Como cristãos, acreditamos que “o amor é mais forte que a morte”. Mas também sabemos que somente acreditar nisso não basta: “a fé sem obras é morta”. Precisamos escolher a vida nas atitudes que tomamos em nosso cotidiano, nas situações concretas do nosso dia a dia.
São José mostrou sua opção pela vida com suas ações. Assumiu os riscos da paternidade terrena de Jesus e amou-o infinitamente. Em nenhum momento de sua vida desviou-se da direção que Deus Pai determinara. Deixou de lado seus medos e inseguranças ao assumir a gravidez de Maria. Arriscou-se numa viagem longa e perigosa com Maria prestes a dar a luz. Ficou noites acordado, vigiando e orando para que nada acontecesse a ela e ao Menino Jesus. Fugiu com eles para outro país, quando a vida de Jesus estava ameaçada. Ensinou Jesus a falar, a andar, a orar, a trabalhar com dignidade. Enfim, José foi santo ao ensinar Jesus a ser homem.

Nenhum comentário: