segunda-feira, 27 de abril de 2009

A fundação do Instituto na Itália

O Instituto das Filhas de São José surgiu em 1850, pela iniciativa do padre Luís Caburlotto (1817-1897), um sacerdote que viveu em Veneza, na Itália. Padre Luís percebeu o quanto as crianças sofriam com a situação social de sua época e ouviu o apelo de Deus para socorrê-las, mediante a criação de uma instituição que pudesse educá-las.
Padre Luís compreendeu que educar é o caminho da evangelização e obra de caridade. Em função da escassez de recursos, limitou as instituições educativas em favor da juventude feminina, que considerou as mais expostas aos perigos morais. Para ele, se as meninas fossem educadas, seriam capazes de colaborar ativamente na reforma dos costumes da sociedade: “Se salvardes uma jovem, salvareis uma família inteira”.
Para iniciar a obra educativa, contou com a colaboração de Maria Vendramim (Madre Maria Josefa) e de outras jovens, que descobriram nesse serviço o caminho para realizar a própria vocação de consagração a Deus.
Da mesma vocação e da convergência de ideais, nasceu o Instituto das Filhas de São José, que no próprio nome expressa o seu projeto de consagração-missão: “como São José foi grande diante de Deus pelos cuidados que incansavelmente dedicou à humanidade de Jesus Cristo, especialmente na sua santa infância, assim, vocês serão muitas aceitas pela divina Majestade e merecerão uma grande coroa de méritos pelos cuidados que dedicarem às meninas, tão queridas ao Esposo celeste” (Constituições originais das Filhas de São José).
As Filhas de São José, atentas aos sinais dos tempos e às necessidades da Igreja e da sociedade, interpretam, hoje, o seu carisma em favor da juventude, também masculina, em diversos âmbitos da pastoral, em novas instituições educativas e de caridade.
Atualmente, as Irmãs reafirmam, com amor e dedicação, sua missão educativa com o compromisso da formação do homem novo, capaz de guiar-se pela ética cristã. Aquela semente lançada no coração de Veneza germinou, desenvolveu, deu frutos, espalhando-se em vários países.
Na Itália, existem hoje cerca de 200 irmãs, distribuídas em 20 comunidades. No Brasil, são 56 irmãs em 11 comunidades. Em 1992, foi fundada a missão nas Filipinas e, em 2002, no Quênia, onde atuam duas irmãs italianas e duas filipinas.
Nos quatro países onde estão presentes, as Irmãs Filhas de São José percebem o despertar de novas vocações para o serviço do Reino, segundo o carisma do Padre Luís Caburlotto.
(fonte: site do Instituto das Filhas de São José)

Rezemos por todas as irmãs Filhas de São José e por todas as pessoas que colaboraram com sua missão ao longo desses 159 anos.

Nenhum comentário: