segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Alegria de servir no amor e na gratuidade (Mês da Bíblia 02)

Durante o Mês da Bíblia 2009, a Igreja propõe a reflexão da Carta de São Paulo aos Filipenses, sob o tema: “Alegria de servir no amor e na gratuidade”. O lema será: “Tende entre vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5). Será uma excelente oportunidade para analisarmos nosso modo de agir no mundo de hoje, fazendo séria revisão de nossa vida cristã, pessoal e comunitária, à luz da experiência exemplar dos cristãos da comunidade dos filipenses. A cidade de Filipos era localizada na região oriental da Macedônia (hoje norte da Grécia). O nascimento desta comunidade é narrado no livro dos Atos dos Apóstolos (At 16,6-40) e revela que, desde o começo, contou-se com importante participação e trabalho das mulheres na evangelização. Junto à família de Lídia, comerciante de púrpura, nasce a comunidade de Filipos com a participação ativa das mulheres (cf. Fl 4,2-3).
Paulo escreve a carta da prisão e demonstra suas preocupações com a Evangelização. Vale notar que a missão junto aos filipenses inaugura o avanço do evangelho para o além-fronteiras. A Igreja alarga seus passos missionários e faz o cristianismo atingir nosso mundo ocidental.
Que a exemplo de Paulo, a leitura da Bíblia reforce em nós a alegria de servir no amor e na gratuidade, tendo em nós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus.
(adaptado de texto elaborado pelo Movimento da Boa Nova, disponível aqui )

Nenhum comentário: