sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Amor-solidariedade (Mês da Bíblia 07)

Andréia acompanhou, por vários anos, o sofrimento de seu irmão Fred na cadeia. Depois da morte trágica de seu irmão, ela resolveu transformar sua tristeza em energia. Teve a ideia de oferecer oficinas de tapeçaria em penitenciárias. O objetivo era resgatar a dignidade e auto-estima dessas pessoas. Motivada pelo amor de Deus, cria então, em Contagem, Minas Gerais, o projeto Fred, em memória de seu irmão. Hoje, o projeto não só atende detentos, mas comunidades carentes, soropositivos e desenvolve oficinas de danças para adolescentes em risco social, na região da grande Belo Horizonte. Mais de 3.000 famílias já foram beneficiadas com este projeto.
A motivação de Andréia para desenvolver o projeto FRED foi o amor de Deus. O amor nos une, nos congrega, nos motiva, nos encanta e nos apaixona para ações solidárias. Por isso mesmo Deus é AMOR. Sua Palavra é criadora, quebra o silêncio do nada, do indiferentismo, do comodismo, do individualismo. Sua Palavra tem um rosto que é Jesus misericordioso, cheio de compaixão e atitudes para com os excluídos.
No final da carta aos filipenses, Paulo insiste no testemunho do amor, manifestado na convivência fraterna, num relacionamento descontraído entre as pessoas. Insiste que não haja inimizades na comunidade. Deixa claro que a alegria da fé não é alguma coisa que circule só dentro da comunidade. Alegria é partilhar a paz, a concórdia com os outros. Ela vem de Deus e se torna solidariedade com as pessoas, gera a ternura do acolhimento, percebido através dos gestos e atitudes. “Seja a vossa amabilidade conhecida por todos” (Fl 4, 5). Isto torna a vida cristã mais verdadeira, justa, acreditável, digna de respeito.
Paulo ficou sensibilizado com a ajuda que a comunidade dos filipenses lhe havia enviado. Embora ele diga que tinha aprendido a viver na necessidade e na abundância, sente, na ajuda recebida, a participação solidária no trabalho missionário. Ser cristão exige um modo solidário de viver. A solidariedade dá sentido à nossa vida. Faz de nossa vida uma alegria e uma doação permanentes.
(adaptado de texto elaborado pelo Movimento da Boa Nova, disponível aqui )

Nenhum comentário: