terça-feira, 22 de setembro de 2009

Erva de passarinho (Mês da Bíblia 06)

Erva-de-passarinho é uma planta parasita, que geralmente ataca as árvores, sugando sua seiva, podendo até causar a morte da árvore se não for retirada. Ela recebe esse nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos. Eles comem suas sementes que são eliminadas mais tarde nas copas das árvores, juntamente com suas fezes. Nossas comunidades são também vítimas das ervas do “diz-que-disse”, das “conversas atravessadas”, das “fofocas”. Se não ficarmos atentos a essas “ervas” com os seus propagadores, elas podem destruir as comunidades, as famílias.
Na carta aos filipenses, Paulo sente com muita angústia a presença de “ervas de passarinho” querendo confundir a comunidade de Filipos. Trata-se de um grupo que semeava entre os participantes da comunidade a ideia de que para ser cristão era preciso adotar determinados ritos e desprezavam os que não eram de seu grupo. Paulo denuncia esses falsos missionários, que espalham a erva da confusão no meio da comunidade. Diz que esses falsos missionários estão buscando a si mesmos e não a Deus. Paulo age de uma maneira forte, contra aqueles que queriam perturbar a vida da comunidade. Procura “vacinar” a comunidade contra a erva trazida por esse grupo.
Paulo recorda aos filipenses que nenhum ritual externo, nenhuma lei pode salvar a pessoa. A salvação e a justiça são dons de Deus e frutos da fé em Jesus Cristo. Paulo levava muito a sério a sua caminhada de fé. Sabia que não tinha conquistado a perfeição, mas tinha a consciência de ter sido conquistado por Jesus Cristo. Para Paulo, o importante é não perdermos a baliza que é Jesus Cristo. Nunca fazer das mediações um fim.
Refletindo a carta de Paulo aos filipenses, devemos procurar imitar o jeito corajoso de Paulo seguir Jesus. Nunca perder Deus de vista, mesmo diante das dificuldades. Elas nunca foram motivo de desânimo na vida missionária de Paulo. Eram desafios para melhorar a qualidade de sua missão. Deus é a motivação maior de nossos trabalhos na comunidade. Que Ele nos ajude a relativizar os nossos problemas e aumentar cada vez mais a nossa fé.
(adaptado de texto elaborado pelo Movimento da Boa Nova, disponível aqui )

Nenhum comentário: