terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bíblia: Palavra de Deus revelada ao povo

A Bíblia é a Palavra de Deus revelada ao seu povo. É fruto de uma longa história. É a história de Deus que caminhou com o seu povo. E a história do povo que caminhou com o seu Deus. O projeto de salvação para a humanidade foi sendo anunciado por Deus aos poucos. Deus escolheu um povo (Israel) e devagarzinho foi revelando o conteúdo, a proposta e a mensagem do seu Plano. Deus foi revelando também seu Nome e seu Rosto. O povo foi acolhendo, acertando e errando, crescendo, buscando, voltando atrás – às vezes.
Segundo Santo Agostinho, a Bíblia foi o segundo livro que Deus escreveu. O primeiro livro foi a vida. A Bíblia veio para ajudar a vida a ser de acordo com os planos de Deus Criador, pois “A glória de Deus é que o povo tenha vida” (S. Irineu). A Bíblia é fonte de vida e “bebe” da fonte da vida do povo e do Deus que é fonte de Vida e Criador da Vida.
Esta Palavra, que levou mais de mil anos para se tornar a Bíblia escrita que temos hoje, serviu de alimento espiritual e guia para as gerações que continuaram a levar adiante o projeto de Deus. A Palavra de Deus foi sendo vivida, estudada, rezada... até ser escrita e depois traduzida para chegar aos nossos dias. Hoje, mais do que nunca, temos que continuar a escutar o que o Espírito tem a dizer às suas Igrejas.
E você? Tem escutado a Palavra de Deus através da Bíblia?

(adaptado de texto de frei Ildo Perondi, OFM; veja o texto completo aqui)

Nenhum comentário: