quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Como ler e interpretar a Bíblia?

É certo que a Bíblia não é um livro fácil de ler. Existem muitos textos fáceis, mas outros textos são muito difíceis de serem entendidos e interpretados. Por isso é preciso saber encontrar os textos melhores. Anotar os textos nas páginas brancas no final da Bíblia ou escrever numa folha em branco.
Cada momento exige um texto apropriado. Para as horas difíceis, devemos encontrar um texto de conforto, um texto que nos dê coragem e esperança. Para as horas alegres, temos os textos de louvor e agradecimento. Ou seja, como diz a canção do Pe. Zezinho “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”.
Muitas vezes não entendemos o sentido do texto e por isso é melhor passar adiante, escolher outra passagem mais fácil. Ou então pedir ajuda. Certas passagens da Escrituras são difíceis de entender e é preciso ajuda, estudo, para compreender o exato sentido dos textos sagrados.
Hoje encontramos várias propostas de esquemas para ler a Bíblia. A maioria deles insiste para que, em um determinado tempo, se leia toda a Bíblia. Porém, pode-se seguir outro método - que não prioriza a quantidade, mas a qualidade: cada dia ler um texto e daí tirar uma mensagem, meditá-la, rezá-la, vivê-la...
Outra boa proposta é seguir o esquema litúrgico da Igreja, as leituras que são determinadas para as missas e celebrações de cada dia. Com isso, em três anos se lêem os textos mais importantes da Bíblia.
Outra proposta é a busca e escolha de um texto novo e diferente a cada dia, de acordo com aquilo que se está vivendo.
O mais importante na Leitura Bíblica não é o método, mas os frutos que esta leitura produz na nossa vida.

(adaptado de texto de frei Ildo Perondi, OFM; veja o texto completo aqui)

Nenhum comentário: