segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Chegou a Primavera!!

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Primavera tem início hoje, às 12h44. Tipicamente associada ao reflorescimento e à reprodução de diversas espécies, a Primavera ocorre, aproximadamente, de 21 de setembro a 21 de dezembro no hemisfério sul (primavera austral) e de 20 de março a 21 de junho no hemisfério norte (primavera boreal).
Segundo a astronomia, o início da primavera austral ocorre quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração (equinócio de setembro). E a estação termina com o dia mais duradouro e a noite mais breve do ano (solstício de dezembro).
Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Os dias são mais compridos e a luminosidade é muito maior. Todas estas mudanças climáticas afetam também a vida de todos os seres na terra. É nesta época que a maioria das espécies procriam. As flores se fazem mais presentes neste período: desabrocham, crescem, enfeitam e perfumam tudo a nossa volta.
A Primavera é uma estação especial porque dá à vida um clima de otimismo, de renovação. Traz a sensação de que as coisas boas acontecem e, principalmente, de que o amor está no ar. No canto dos pássaros, na beleza dos jardins, em cada pessoa, em cada sorriso.
Por isso, aproveite a nova estação que chegou: o sol no rosto, o vento nos cabelos, o perfume e a beleza das flores. Curta o clima nas ruas e parques, pise na grama e sinta a natureza ao seu redor.
E pense nisso: “Há duas maneiras de estudar as borboletas: persegui-las com redes e inspecionar os organismos mortos, ou sentarmos em silêncio e observá-las dançando entre as flores.”

Nenhum comentário: