terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mês da Bíblia

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja católica porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista (um estudioso da Bíblia) e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Igreja católica no Brasil escolheu o tema “A caridade sustenta a comunidade” para o mês da Bíblia deste ano. Uma frase escrita por São Paulo na 1ª carta aos Coríntios será o centro de nossa reflexão: “O amor jamais acabará” (1Cor 13, 8).
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e devemos buscar nela o sustento para a nossa vida.
E você? Conhece a Bíblia?

(adaptado de texto de frei Ildo Perondi, OFM; veja o texto completo aqui)

Nenhum comentário: