segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Filhas de São José: missões nas Filipinas e no Quênia

Pouco antes de sua ascensão, Jesus determinou aos seus discípulos que deveriam levar o Evangelho, a Boa Notícia, a todas as pessoas, em todos os lugares. “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28, 19-20)
Motivados por esse chamado de Jesus, muitas pessoas saem de sua terra natal e vão levar o Evangelho a outras nações, especialmente as mais pobres e necessitadas. Com a ajuda humanitária de seus países de origem, esses missionários procuram minimizar o sofrimento de muita gente, mostrando que o anúncio do Evangelho não pode ficar nas palavras bonitas, mas deve se expressar em atitudes concretas de amor ao próximo.
É o que acontece com as irmãs Filhas de São José. Desde 1992, nas Filipinas, e desde 2002, no Quênia, as irmãs trabalham para que as pessoas das comunidades atendidas possam ter uma vida mais digna. Nesses lugares, construíram escolas, capelas, ambulatórios, entre outras instalações. Dedicam-se à educação e à catequese das crianças e jovens, além de orientar e ajudar a população local a enfrentar a situação de extrema pobreza em que vivem. E o mais importante: no dia-a-dia da convivência com as pessoas, vão evangelizando, mostrando pelo exemplo que é possível uma vida em que o amor ao próximo esteja acima de tudo.

(conheça o trabalho das Filhas de São José no Brasil e no mundo)

Nenhum comentário: