segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Missões: serviço ao povo de Deus

O mês de outubro, na Igreja Católica, é dedicado às Missões. Todos nós somos missionários no mundo para proclamar a Boa Nova a todas as pessoas, para que todos vivamos como uma família de Deus: “Ide, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu vos mandei” (Mt 28, 19-20). Mas o que realmente significa ser “missionário”?
A palavra “missão” vem do latim “mittere” que significa “enviar”. “Missus (“missa”) significa “enviado”. “Ite, missa est!”, “Ide, vós sois enviados!”, diz o sacerdote quando a Eucaristia é celebrada em latim. Saímos de cada missa como enviados de Deus para viver e proclamar aquilo que ouvimos e meditamos durante a celebração. A missão não é, então, um privilégio, mas é um encargo, uma incumbência. A missão é a própria razão de ser de cada cristão.
O missionário é aquele que está disposto a sair, abrir veredas novas no deserto dos corações; ou mesmo aquele que se dispõe a ficar, convertendo-se em presença viva e atuante em cada dor humana e em cada porão de sofrimento. É aquele cuja voz e ação entusiasma e congrega ao seu redor multidões; ou mesmo aquele que se faz o companheiro mudo de cada solidão, refúgio e bálsamo para o abandono de quem costumeiramente parece estar sempre à margem.
Como missionário de Deus, como você contribui para a evangelização na comunidade à qual pertence?

(adaptado de textos de padre Vitus Gustama, SVD, e Jerônimo Lauricio, seminarista; veja os textos completos aqui e aqui)

Nenhum comentário: