terça-feira, 14 de outubro de 2008

Para lembrar das crianças

A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960, quando uma fábrica de brinquedos fez uma promoção conjunta com uma empresa de produtos de saúde e higiene, lançando a “Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. A idéia foi um sucesso e até hoje essa é uma data importante para o comércio de todo o país, pela tradição que se formou de presentear as crianças nessa data, principalmente com brinquedos.
Mas o dia 12 de outubro é importante também para lembrarmos de que todas as crianças precisam de atenção, carinho e proteção. Toda criança tem direitos garantidos por lei. Em 20 de novembro de 1959, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, com a intenção de garantir à criança uma infância feliz. De hoje até o dia 20 de novembro vamos relembrar dessa Declaração e refletir sobre a vida das crianças em nosso país.
Nossa oração de hoje é por todas as crianças de nosso país. Que além de presentes, elas também tenham amor e carinho das pessoas à sua volta.

(adaptado de texto de Mônica Flugel Hill, psicóloga e assessora da Pastoral da Criança – CNBB, disponível aqui )

Nenhum comentário: