quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os cristãos face ao pluralismo religioso

Frequentemente ouvimos falar de violências que em muitas regiões do mundo são provocadas por fiéis de diversas religiões. Em outras regiões, seguidores de religiões diferentes conseguem conviver em paz.
Os Evangelhos testemunham a abertura de Jesus e dos apóstolos ao diálogo e ao reconhecimento da fé de pessoas que não pertenciam ao povo judeu. As Igrejas se comprometeram a dialogar pela unidade dos cristãos. Durante os últimos anos, o diálogo se tornou importante também para os fiéis de outras religiões, em particular para o judaísmo e o islamismo. Trata-se de conhecer a fé em Deus de pessoas que têm outra história e outra orientação religiosa. Trata-se de contribuir para a promoção da paz por meio do respeito mútuo e de boas relações que ajudem a superar os conflitos.

Senhor Deus, obrigado pela sabedoria que nos transmitem tuas Escrituras. Dá-nos a coragem de abrir nosso coração e nosso espírito ao próximo, seja ele irmão cristão ou de outra religião. Concede-nos a graça de superar as barreiras da indiferença, dos preconceitos, do ódio e do medo. Reforça nossa visão do último dia, quando os cristãos unidos na palma da tua mão com todos os remidos da família humana entrarão na festa da vida eterna. Amém.

(adaptado do subsídio produzido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC)

Nenhum comentário: