quinta-feira, 7 de maio de 2009

Violência não se vence com violência (CF 2009 / 17)

A visão corrente, de busca da paz por meio das armas, a chamada paz negativa, é insuficiente para a conquista da segurança pública. A corrida armamentista nunca garantiu segurança ao mundo, mas sempre agravou os temores de uma catástrofe generalizada. A mentalidade simplista de aumentar o poder de fogo dos sistemas repressivos do crime só tem conseguido que o alcance dos conflitos e o número de vítimas inocentes aumente cada vez mais. O número de pessoas vítimas de balas perdidas ilustra bem essa triste realidade.
A superação da insegurança passa necessariamente pelo estabelecimento de novos fundamentos para as relações entre as pessoas. Essas novas relações necessitam de mediações para que possam se sustentar e criar meios de ação eficazes para a superação dos problemas relacionados com a segurança pública.
O Evangelho é a proposta para a formação da consciência das pessoas em vista desses novos relacionamentos. A lógica do amor é o único instrumento eficaz diante das ações violentas. Esta lógica deve ser a base do raciocínio que leva à superação dos conflitos e da violência. Sem ela, a rede de insegurança, de destruição e de morte continuará sendo alimentada.

(texto adaptado do Manual da Campanha da Fraternidade 2009: “A paz é fruto da justiça”)

Nenhum comentário: