quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os cristãos face às discriminações e aos preconceitos sociais

Deus não admite discriminação entre as pessoas criadas à imagem dele. Mas o pecado entrou no coração dos humanos e criamos diferenças e seleções. Discriminamos pela etnia, pela condição econômica, pela identidade sexual, por ser simplesmente homem ou mulher. Também o fato de pertencer a uma ou a outra religião gera exclusão. Tudo isso é fonte de conflitos e grandes sofrimentos.
Jesus se mostrou particularmente solidário com todas as pessoas excluídas. Não deixou de denunciar todo tipo de discriminação. O desprezo ao próximo não deve ter lugar no coração dos discípulos de Jesus. A unidade cristã está a serviço da recuperação da unidade da família humana. A nossa missão comum é trabalhar para superar todo tipo de discriminação, vivendo com alegria a unidade na diversidade. Essa é também a esperança que nos sustenta: porque todos somos um em Cristo Jesus.

Senhor, abre nossos olhos para que possamos discernir todas as discriminações e exclusões que provocam feridas em nossa sociedade. Ajuda-nos a reconhecer os preconceitos que se instalaram em nós. Que aprendamos a superar todo desprezo e gostar da alegria de viver juntos na unidade. Amém!

(adaptado do subsídio produzido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC)

Nenhum comentário: