quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Catequese, o caminho para o discipulado (Semana da Família 08)

Na Igreja católica, comumente, chamamos catequese somente o período de preparação para os sacramentos. No entanto, a verdadeira catequese é um processo contínuo e abrangente, que precisa da participação de diversas pessoas. A catequese é um anúncio, a proclamação de uma Boa Nova, o anúncio de uma pessoa – Jesus Cristo – que deu sentido à minha vida e poderá transformar também o destinatário do anúncio, caso este se abra a este encontro por meio da fé. A pessoa a ser evangelizada necessita de alguém que caminhe com ela, que se aproxime para conhecê-la, que se dê a conhecer, a escute e a oriente na experiência comunitária da fé. A catequese deve ser uma vivência comum da fé e da amizade com Cristo. Fazer catequese significa encontrar-se com Jesus no caminho, ouvir sua palavra, participar de sua vida na eucaristia, viver na comunidade testemunhando a fé, abrir-se à ação missionária. A família é o espaço fundamental para esse encontro com Cristo e a vivência da verdadeira fé.
E você, aceita o anúncio da Boa Nova de Jesus para sua vida?
Você também é chamado a catequizar. Você atende a esse chamado? Você anuncia Jesus Cristo a outras pessoas através de seu testemunho de vida?
Rezemos para que nossas famílias sejam verdadeiros espaços de catequese, de anúncio do amor de Jesus por todos nós. E que surjam de nossas famílias autênticos discípulos, testemunhando o mandamento de Cristo através de suas atitudes cotidianas.
(adaptado do subsídio “Hora da Família 2009”, elaborado pela CNBB)

Nenhum comentário: