sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ser feliz na comunidade (Semana da Família 06)

No mundo marcado pela tristeza e pelo desânimo, nossa família é chamada a ser sinal da verdadeira alegria que vem de Deus. A comunidade cristã é a grande família na qual todos nós somos os filhos e filhas do mesmo Deus. Embora muitos e diferentes, somos unidos pelo espírito de Deus, que faz de nós um belo mosaico. A experiência da diversidade e da unidade vivida em família deve ajudar na vivência da fraternidade da comunidade.
A Igreja é nossa Mãe e Mestra. Dela recebemos a vida divina e a verdadeira fé, transmitida pelos apóstolos e por tantos homens e mulheres corajosos que viveram antes de nós. Em comunhão com ela, a nossa família se abre para um horizonte maior. A família é enriquecida e coopera na edificação do seu Reino.
Como dizia São Paulo, a comunidade é um corpo no qual cada membro é importante e nenhum pode querer ser único ou superior aos demais. Nem mesmo pode haver membros que se inferiorizem ou pensem que sua presença ou parcela de contribuição seja dispensada. Como na família cada membro é diferente e importante, o mesmo acontece na família maior, que é a Igreja. A vida fraterna, o amor, a unidade, o diálogo, a fé partilhada na família deve enriquecer a comunidade, que se renova e ganha sentido com esses sentimentos.
E você? Participa de uma comunidade? Conhece alguma?
(adaptado do subsídio “Hora da Família 2009”, elaborado pela CNBB)

Nenhum comentário: