segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vocação para os ministérios e serviços na comunidade e na sociedade (Mês Vocacional 05)

A missão dos cristãos leigos e leigas é vivenciar o evangelho, levar a boa nova a todos, principalmente onde a Igreja institucional não alcança, onde os ministros ordenados não chegam e junto às pessoas que não passam perto dos templos. Cabe aos cristãos leigos e leigas procurar responder aos anseios das pessoas que estão junto ao seu convívio, seja no ambiente do trabalho, no ambiente familiar, entre outros. É importante que dêem seu testemunho aos que não conhecem a Palavra ou que foram batizados e agora estão desiludidos, famintos e sedentos de Deus e, às vezes, justamente por essa procura, caminham numa estrada confusa.
Além da vocação comum ao apostolado, alguns leigos sentem-se chamados interiormente por Deus a assumirem diversos serviços na comunidade, entre eles a tarefa de catequistas. Os catequistas são transmissores da Palavra de Deus com a própria vida. São pessoas que procuram, de fato, vivenciá-la no dia a dia. Seu testemunho é fundamental. A prática da catequese na Igreja nos remete aos primeiros cristãos, que têm a sua origem no próprio Jesus, o primeiro e o maior catequista da história.
Rezemos por todos os leigos e leigas que testemunham o amor de Deus em seu cotidiano, levando o Boa Nova de Cristo a todas as esferas da sociedade. Rezemos também por todos que atendem o chamado de Deus nos diversos serviços à comunidade, especialmente pelos catequistas, que com seu testemunho ajudam outras pessoas a descobrirem o caminho da verdadeira vida cristã.
(adaptado do folder do Mês Vocacional 2009, produzido pela CNBB, disponível aqui e de textos disponíveis aqui e aqui )

Nenhum comentário: