quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vocação para os Ministérios Ordenados (Mês Vocacional 02)

Nossa vocação fundamental – de seres humanos, de Filhos de Deus – realiza-se de uma forma específica para cada pessoa dentro da Igreja. Entre as várias possibilidades, existem aqueles que recebem o sacramento da Ordem, ou seja, os diáconos, os padres e os bispos. São ordenados para o serviço à comunidade, para organizar os demais serviços. Trata-se de um ministério em função dos outros serviços da comunidade.
Desde que Jesus confiou a São Pedro o cuidado e pastoreio do rebanho, a Igreja sabe que a origem do ministério ordenado está no seguimento de Jesus e no seu chamado aos apóstolos, a quem confiou a missão de evangelizar. Ao padre - pai - compete ser sinal da unidade de todo o povo de Deus, contribuindo, pela caridade pastoral, para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária. Realizando, assim, a missão recebida de Deus como um dom, os ministros ordenados podem proclamar: “Há esperança no caminho!”
Vamos rezar para que os jovens chamados por Deus para os ministérios ordenados sejam perseverantes em sua caminhada de discernimento e formação, preparando-se integralmente para o serviço ao Povo de Deus.
(adaptado do folder do Mês Vocacional 2009, produzido pela CNBB, disponível aqui e de texto disponível aqui )

Nenhum comentário: