terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vocação para a vida em família (Mês Vocacional 03)

Além do chamado à vida e o chamado a sermos Filhos de Deus, também podemos realizar nossa vocação na vida em família, chamados a ser pai, a ser mãe, a gerar vida. A família é chamada a constituir a Igreja doméstica. É na família que é possível expressar as mais variadas formas de amor: na entrega mútua do amor conjugal, entre os esposos; no exercício do amor paternal/maternal, amando, protegendo e educando os filhos para que se integrem na comunidade e na sociedade; no amor filial, com o qual os filhos expressam aos pais a gratidão por tudo que lhes concederam; no amor fraternal, entre os irmãos, com o qual se vive a experiência do amor oblativo e caritativo, permitindo às crianças e aos jovens perceberem que há um círculo maior de pessoas além da família e começarem a compreender que somos todos irmãos. É aí que se desenvolve a sensibilidade aos problemas do mundo.
Além de constituir família, os leigos tem um importante papel na transformação da sociedade. Inseridos na sociedade como fermento na massa, sal que dá sabor e luz que ilumina os difíceis caminhos, podem ser sinais visíveis de Jesus Cristo na família, no trabalho, na política, na economia, na educação, na saúde pública, nos Meios de Comunicação Social, nos órgãos públicos, nos esportes, no serviço liberal e em tantos outros espaços no meio da sociedade. Nesses espaços, tem a possibilidade de praticar sua fé e seu amor a Deus em quaisquer situações, participando com fidelidade e criatividade da construção de um mundo novo.
Rezemos para que os que foram chamados por Deus a viver a vida em família sejam perseverantes no sim que disseram ao seu companheiro e construam famílias que sejam presença de Deus para quem nela vive.
(adaptado de texto disponível aqui )

Nenhum comentário: