terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que é vocação? (Mês Vocacional 01)

Neste mês de agosto, a Igreja nos propõe refletirmos sobre as vocações. Você sabe o que é isso?
A palavra vocação vem do latim “vocare” que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra a fazer algo, a alguma coisa. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama. Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, antes de pedir, Ele dá. Deus chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade.
Depois de ter chamado o homem para a vida, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. Deus não quer mais agir sozinho. Por isso, quando Deus chama, Ele chama para pedir alguma coisa, confiar alguma missão. O chamado de Deus é sempre um desafio:
1. Ao sermos chamados à vida, nos comprometemos a cumprir uma determinada missão para que todos os outros possam viver bem. 2. Ao sermos chamados à fé, pelo batismo, nos comprometemos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade e do bem, vivendo como irmãos. 3. Ao sermos chamados a um estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) assumimos um compromisso específico com a comunidade humana, de ajudá-la a encontrar a felicidade.
Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior. As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.
E você? Já pensou sobre a sua vocação? Qual o chamado de Deus para você?
(adaptado de texto elaborado pelo Serviço de Animação Vocacional, disponível aqui )

Nenhum comentário: