quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Iniciação à vida cristã (Semana da Família 09)

A vida humana, desde o nascimento até a morte, é marcada por mudanças, passagens e novos começos. Viver é recomeçar sempre. O ser humano nasce, cresce, amadurece. Cada etapa é marcada por um rito de passagem: quando passa da adolescência para a fase adulta, quando se torna, pai, mãe, quando inicia uma profissão ou muda de emprego, quando se aposenta. Da mesma forma acontece com a vida cristã: ninguém nasce cristão, torna-se cristão. É na família que acontecem os primeiros passos de iniciação à vida cristã. São os primeiros ensaios no colo da mãe, na oração, na convivência que desperta para a presença de Deus. No aconchego seguro do lar, o primeiro anúncio se traduz pelos gestos de amor, perdão, diálogo, compreensão, respeito, ética, segurança. Portanto, a primeira experiência de comunidade se dá na família, experiência que se prolonga na comunidade de fé, a Igreja.
E sua família? É um espaço para seus membros viverem a experiência de Filhos de Deus? Você colabora para criar esse ambiente de respeito, solidariedade, apoio, acolhida, perdão?
Rezemos para que nossas famílias sejam testemunhas da vivência cristã, espaço de aprendizagem da cultura de paz e espaço para crescimento na fé.
(adaptado do subsídio “Hora da Família 2009”, elaborado pela CNBB)

Nenhum comentário: