segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vocação para a Vida Consagrada (Mês Vocacional 04)

A vida consagrada é o chamado a viver a forma de vida que Cristo escolheu para a este mundo: vida casta, pobre e obediente, adquirindo uma típica e permanente visibilidade no meio do mundo, atraindo o olhar de muitos para o mistério do Reino de Deus. Esse modo de seguir Jesus Cristo se expressa na vida religiosa contemplativa e missionária, nos institutos seculares, sociedades de vida apostólica e outras novas formas que, na alegria de “dar testemunho da absoluta primazia de Deus e de seu Reino” (DAp 219), anunciam: “Há esperança no caminho!”
Essa vocação é assumida por pessoas que se sentiram chamadas por Deus a doarem suas vidas por uma causa. Trata-se da consagração a Deus assumindo os votos de pobreza, castidade e obediência, ingressando numa Congregação ou Ordem Religiosa. Os religiosos e religiosas são os sinais visíveis do amor de Jesus Cristo pela sua Igreja e pelo mundo.
Rezemos pelos religiosos e religiosas, pelos consagrados e consagradas – especialmente as irmãs Filhas de São José – para que sejam entre nós sinais vivos e confiáveis do amor de Deus e de seu Reino. E pelos jovens que sentem o chamado de Deus para a vida consagrada, que possam abraçar com amor e coragem sua vocação.
(adaptado do folder do Mês Vocacional 2009, produzido pela CNBB, disponível aqui e de textos disponíveis aqui e aqui )

Nenhum comentário: